NOTÍCIAS

UCDB sedia em setembro curso para Diretivos das IUS

27 de Maio de 2022 06:56

 

A Universidade Católica Dom Bosco sedia, pela segunda vez, o curso de Diretivos das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS). O evento será realizado de 12 a 18 de setembro de 2022 e deve reunir a alta gestão de faculdades, centros universitários e universidades da América Latina e África. O tema desta formação é “Liderança e gestão das IUS” e as inscrições estão abertas no site.

A primeira edição da formação aconteceu em 2018, com uma etapa em Campo Grande e outra em Quito (Equador). Dessa vez, as duas etapas foram condensadas em um único curso e deve abranger quem assumiu cargos de direção nos últimos quatro anos.

Para o coordenador geral das IUS, Pe. Oscar Lozano, é fundamental que os reitores, pró-reitores, diretores e coordenadores das instituições que ainda não participaram da formação estejam presentes no curso. “A importância do evento é a mesma que temos para o futuro concreto das instituições universitárias salesianas, para o mundo das instituições superiores. Estamos apontando caminhos com o objetivo de formar os novos gestores das instituições que regerão, organizarão, projetarão as IUS nos próximos anos. Portanto, não é apenas um curso, mas uma aposta para que as instituições tenham um futuro sólido”.

Em abril, Pe. Oscar esteve na UCDB e conheceu as instalações, os colaboradores que farão parte da organização e fechou a programação do curso. Na ocasião, ele falou sobre a educação superior salesiana. “As IUS na América são um ponto de referência. Atualmente, temos 95 instituições de ensino superior em todo o mundo, com realidades diversas. Enquanto universidades, são 12 no mundo, das quais dez estão na América. Portanto, o continente é um ponto forte de referência da Rede IUS. Em geral, já chegaram a um ponto de mais claridade da visão e missão salesiana de trabalho, com uma consolidação de seus processos institucionais. Temos cerca de 120 mil estudantes, com um dinamismo muito interessante, com redes acadêmicas, cursos, formações que estão acontecendo, com uma força e uma presença cada vez maior”, ponderou.

Programação

O curso conta com uma extensa programação, com palestras, painéis, trocas de experiências e atividades de planejamento. Alguns dos temas abordados serão Contexto global e educação superior; Modelos institucionais de educação superior; Identidade e missão da universidade católica; e Funções-chave na gestão da educação superior.

Entre os facilitadores do evento estão o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, o Reitor da PUC-Goiás, Wolmir Therezio Amado, o Reitor da Universidade São Francisco, Frei Gilberto Garcia Gonçalves, e o conselheiro geral de Pastoral Juvenil dos salesianos, Pe. Miguel Ángel Garcia Morcuende.

Os detalhes das inscrições e programação estão no site do evento

 

 

MAIS NOTÍCIAS