NOTÍCIAS

UCDB sedia nesta sexta-feira o segundo dia do 6º Encontro Regional Centro-Oeste de História da Mídia

04 de Novembro de 2022 07:05

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza hoje (4), o segundo dia do 6º Encontro Regional Centro-Oeste de História da Mídia - Alcar Centro-Oeste, com apresentações de grupos de trabalhos sobre a história do jornalismo e da publicidade. O evento visa refletir sobre a importância da mídia e da cultura como importantes agentes de promoção e de transformação de questões políticas, econômicas, sociais e culturais do país ao longo destes dois séculos.

Ontem (3), na abertura, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, dra. Rúbia Renata Marques, destacou a importância do encontro. “São espaços para incentivar e difundir a produção de pesquisas sobre mídia do nosso país para dar a oportunidade para todos os que estão na academia entenderem e participarem e apresentarem suas produções que trazem esse contexto também. Consideramos que esse será um espaço para o diálogo e para importantíssimas reflexões sobre o quanto a mídia e a cultura são relevantes e impactam a sociedade como um todo desde os primórdios”, destacou.

No primeiro dia foram duas palestras, que contou com a participação da presidente da rede Alcar, Christina Ferraz Musse. “Eu vejo que neste momento é mais do que importante, é imprescindível conhecer a história da formação da nação brasileira, e a história de como as mídias, como esses veículos de comunicação, jornais, que chegaram muito tardiamente no Brasil, só com a chegada de Dom João VI fugindo das tropas napoleônicas, nós começamos a ter uma imprensa brasileira, e ainda uma imprensa régia, uma imprensa muito ligada às orientações portuguesas. Depois passamos para uma imprensa muito mais panfletária, que é muito interessante ser revisitada no século XIX”, ressaltou.

A primeira palestra ‘Sertão Cosmopolita: tensões da modernidade de Corumbá’, foi ministrada pelo professor dr. João Carlos de Souza (UFGD) e mediada pelo diretor da Regional Centro-Oeste da Alcar, dr. Mário Luiz Fernandes, diretor da Regional Centro-Oeste da Alcar. “O periódico ‘O iniciador’, primeiro periódico a ser publicado em Corumbá, a primeira dificuldade é que encontrei poucos periódicos do início disponíveis fisicamente. A principal pesquisa foi feita através de uma grande microfilmagem que foram realizadas em várias bibliotecas, de 1877 a 1878. Só no segundo ano da publicação é que eu consegui através dos microfilmes entender um pouco esse primeiro periódico. O trabalho do historiador através das fontes exige muitas vezes esse esforço de garimpar e mais”, destacou o pesquisador João Carlos.

O segundo tema abordado foi ontem a noite, ‘Centenário do Rádio no Brasil?’, ministrado pelos professores dra. Sônia Virgínia Moreira (UERJ) e dra. Valci Zuculoto (UFSC). O encontro contou com a mediação docoordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Oswaldo Ribeiro.

Programação

Dia 4

9h GT História do Jornalismo/ GT Historiografia da Mídia/ GT História da Mídia Impressa/ GT História da Mídia Alternativa

14h GT História da Publicidade e da Comunicação Institucional/ GT de Mídia Visual/ GT Mídia Audiovisual/ GT História da Mídia Sonora/ GT História da Mídia

 

MAIS NOTÍCIAS