NOTÍCIAS

UCDB tem oito pesquisas aprovadas no edital Mulheres na Ciência Sul-mato-grossense da Fundect

10 de Novembro de 2022 09:27

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) teve oito pesquisas aprovadas no edital 10/2022 - Mulheres na Ciência Sul-Mato-grossense, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Duas estão com o orçamento aprovado e outras seis estão na lista de espera.

“Essa pesquisa faz parte de um projeto maior para demonstrar os efeitos benéficos da Bocaiúva. Queremos incorporar o óleo em produtos para alimentação humana e animal. O financiamento nos permitirá realizar experimentos mais complexos para demonstração desses efeitos benéficos! Queremos agregar valor aos produtos regionais”, destacou a pesquisadora do Programa de Biotecnologia e Ciência ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, professora Susana Elisa Morena.

As duas pesquisas aprovadas com o orçamento liberado estão ‘Impactos da dieta suplementada com o óleo da polpa da Acrocomia aculeata (bocaiúva) na doença hepática crônica em camundongos: modulação da resposta inflamatória e da microbiota intestinal’, da pesquisadora Susana Elisa Morena do Programa de Biotecnologia e Ciência ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e ‘Plataforma de diagnóstico molecular rápido e colorimétrico baseado em LAMP-CRISPR-Cas12a para detecção de Leishmania infantum em animais domésticos e silvestres’, da pesquisadora Carina Elisei de Oliveira.

 

MAIS NOTÍCIAS