NOTÍCIAS

Universidade Cidadão é apresentado para acadêmicos da UCDB

25 de Abril de 2019 07:00

Acadêmicos dos cursos matutinos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram nesta quarta-feira (24) da palestra que integra o Projeto Universidade Cidadã, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.

“O projeto Universidade Cidadã busca levar a informação a respeito da criação do cidadão, para o jovem que está começando a sua vida como cidadão, votando, exercendo atividades dentro do local que ele reside e percebendo que a escolha dele do voto é de extrema importância. A importância de irmos até a Universidade é isso, poder conscientizar o jovem de que ele precisa votar e não só porque é obrigatório, mas porque através do exercício do voto dele, ele consegue fazer as modificações e exercer o direito de cidadania dele, dentro da comunidade que ele está inserido”, destacou a representante do EJE/TREMS, Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes.

Dentre os pontos abordados foi sobre o que é ser cidadão. “É ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos”. Ela ressaltou ainda sobre o voto responsável, que visa o bem comum, os interesses públicos, repudiando a conduta criminosa de compra e venda de votos, bem como evitando voto em branco ou o voto nulo, que consistem na renúncia ao direito de participar da construção de uma sociedade melhor para todos.

“A cidadania expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito aos deveres que lhe são impostos”, ponderou.

MAIS NOTÍCIAS