NOTÍCIAS

USAID sela parceria com UCDB na promoção de assistência no resgate técnico de animais

22 de Fevereiro de 2024 07:18

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) selou nesta quarta-feira (21) parceria com a Universidade Católica Dom Bosco, por meio do Biotério UCDB, através do Grupo de Resgate Técnico Animal (Gretap) para ampliar a assistência técnica e ajuda humanitária, principalmente no resgate técnico de animais. 

“A gente atua com a capacitação e às vezes com o fornecimento de alguns equipamentos de combate. E a gente viu que dá para ampliar esse tipo de assistência técnica e ajuda humanitária, principalmente no resgate técnico de animais, que é um ponto que a gente não tem ainda definido um protocolo. Então a gente vislumbrou que aqui a gente poderia iniciar um projeto piloto de conhecimento de como é feito o trabalho, adaptar a nossa metodologia de ensino”, explicou o representante da USAID, Paulo José Barbosa.

A professora Paula Helena Santa Rita, coordenadora do Biotério UCDB, destaca a importância da parceria, pois eles detêm protocolos de ação que são copiados em todo o mundo. “Estar em parceria com a USAID é como se a gente estivesse entrando em parceria com o ícone de atuação em desastres mundiais. Para nossos acadêmicos é um vislumbramento, além dos muros da Universidade, porque é conhecer o que a gente tem de melhor em atuação em grandes desastres, não só no Brasil como no mundo. Essa parceria vem para ampliar a atuação do grupo de resgate técnico do Pantanal Cerrado, que é o Gretap MS”, explicou.

O representante da USAID ressaltou que pretende transformar em um projeto piloto para o Cone Sul e mais adiante para outros países. “Já estamos iniciando a parceria com a oferta de uma capacitação on-line, que é o sistema de comando de incidentes”, finalizou.

 

MAIS NOTÍCIAS