NOTÍCIAS

V Saberes em Ação garante espaço na programação para trabalhos desenvolvidos com a comunidade

17 de Outubro de 2018 11:00

Extensão é um dos pilares que regem a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e faz com que o conhecimento produzido pela Instituição chegue até a comunidade e auxilie na transformação de realidades. Pela relevância deste trabalho, o V Saberes em Ação, promovido entre os dias 23 e 25 deste mês, destaca as ações desenvolvidas por meio do “XV Seminário de Extensão Universitária” e da “Mostra de Produtos”.

Na UCDB são 28 projetos de extensão que envolvem aproximadamente 350 acadêmicos e 70 docentes e no segundo dia do congresso (24), 125 trabalhos desenvolvidos pelo grupo irão ser expostos por meio de banners no “XV Seminário de Extensão Universitária”. As apresentações serão feitas no corredor que liga a entrada da Católica ao bloco B, das 8h às 11h,  e dividem-se em oito áreas do conhecimento: comunicação, tecnologia e produção, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde e trabalho.

 “Cada vez mais a gente incentiva os alunos a desenvolverem produções científicas a partir da extensão e a Universidade se empenha para que elas sejam divulgadas e compartilhadas como uma maneira de evidenciarmos o resultado das ações. Isso atrai mais docentes e acadêmicos para participarem, além de articularmos esse trabalho com o ensino, a pesquisa e a pastoral — que formam os quatro pilares da UCDB”, pontuou a coordenadora da área de Programas e Projetos de Extensão da UCDB, Edmara Martins.

Além do seminário, as ações desenvolvidas pela extensão se farão presentes durante o Saberes em Ação na “Mostra de Produtos” que também será realizada no dia 24. Entre os 58 itens inovadores expostos em estandes no corredor que liga o bloco A ao bloco C do campus Tamandaré, muitos foram desenvolvidos por projetos e programas de extensão. Os trabalhos poderão ser conferidos pelo público das 8h às 21h.

Mais do que a programação voltada para a extensão, o Saberes em Ação promove nos três dias de evento ações que envolvem acadêmicos da iniciação científica, da pós-graduação e também o público da terceira idade. Até o dia 25, serão realizadas apresentações de outros 1.072 trabalhos por meio de tertúlias, comunicações orais e banners, além de 10 mesas-redondas e 58 oficinas.

Para participar do evento, interessados devem fazer a inscrição até o dia 22 de outubro, por meio do site http://saberesemacao.ucdb.br/. O congresso também é aberto para alunos de outras instituições de ensino superior.

MAIS NOTÍCIAS