NOTÍCIAS

Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana profere palestrante em curso das IUS

14 de Setembro de 2022 18:33

 

O Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), sediada em Roma (Itália), Pe. Michal Vojtáš, presidiu as duas sessões desta quarta-feira (14) no curso para Diretivos das Instituições de Ensino Superior (IUS), que vem sendo realizado desde segunda-feira e segue até domingo (18). Dois grandes temas nortearam as palestras: O Sistema Preventivo na educação superior salesiana e Liderança salesiana dos gestores universitários.

O salesiano traçou a evolução da educação salesiana, o início dos trabalhos no ensino superior, além de abordar os núcleos pedagógicos, a sabedoria prática e as linhas de aplicação da pedagogia de Dom Bosco. Na segunda parte, abordou o desenvolvimento de uma liderança com identidade salesiana, com a criação de ambientes educativos e o perfil de um gestor em perspectiva formativa.

Pe. Michal Vojtáš assumiu a vice-reitoria da UPS em 2021. É especialista na área de planejamento e liderança educativa, diretor do Centro de Estudos Dom Bosco e professor da Cátedra de História e Pedagogia Salesiana, da Faculdade de Ciências da Educação. É autor de várias publicações, entre as quais: “Pedagogia salesiana depois de Dom Bosco” e “Reviving Don Bosco’s Oratory: Salesian Youth Ministry, Leadership and Innovative Project Management” (Revivendo o Oratório de Dom Bosco: Pastoral Juvenil Salesiana, Liderança e Gestão de Projetos Inovadores). Foi editor das Atas do Congresso Internacional “Juventude e escolhas de vida: Perspectivas Educativas”.

Visitas

Antes do almoço, os participantes prestigiaram o País UCDB  - Edição Extensão, que acontece durante o dia de hoje no Pátio UCDB. Também conheceram o bloco Administrativo do campus Tamandaré.

Para finalizar o dia de discussões, os professores da Católica Marcos Alves, Blanca Martins Salvago e Luciana Martinelli apresentaram a experiência “Conecta Vidas”, com os trabalhos desenvolvidos na construção e implementação do Plano Pedagógico Institucional (PPI).

A programação desta quinta-feira (15) tem início com palestra de Pe. Rafael Bejarano, coordenador geral das obras e serviços sociais, assim como os voluntários sociais de toda a Congregação Salesiana. A conferência será on-line e tem como tema “A comunidade acadêmica como sujeito da missão salesiana nas IUS e a centralidade dos jovens, especialmente os mais pobres”. No período da tarde, o grupo realiza um tour pela UCDB, Museu das Culturas Dom Bosco e Bioparque Pantanal.

 

Veja galeria de fotos do 3º dia

 

MAIS NOTÍCIAS