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Voltada para acadêmicos de Pedagogia, mesa-redonda debate educação infantil em MS

07 de Junho de 2019 15:00

“A educação infantil em Mato Grosso do Sul: contextos e desafios atuais” foi o tema abordado na mesa-redonda realizada, na noite de quinta-feira (6), voltada para os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Para falar sobre o assunto, estiveram presentes a egressa da Instituição e especialista em educação infantil, Maria Lúcia Guedes de Melo, e também a professora Elisangela Melo da Silva, que coordena uma escola infantil no Bairro Jardim Aero Rancho, em Campo Grande.

Para promover a reflexão e a discussão sobre os contextos e os desafios da educação infantil em Mato Grosso do Sul, as palestrantes trouxeram a realidade do professor no mercado de trabalho. Elisangela relatou as experiências adquiridas desde que começou a lecionar até quando passou a ocupar um cargo de gestão. Destacou também as dificuldades da profissão, como é a organização dos espaços para as crianças nas escolas, além de falar sobre a ação pedagógica. “É uma maneira de ampliar o conhecimento dos acadêmicos, de forma mais clara e objetiva”, pontuou a coordenadora.

Segundo Marta Regina Brostolin, docente da UCDB responsável pela atividade, conhecer a realidade do mercado é fundamental para que os universitários estejam preparados para exercerem a profissão. “Os acadêmicos precisam do olhar dos profissionais, para entenderem quais são as atividades planejadas nas instituições. Desta forma, o debate acabou contribuindo para o conhecimento dos alunos e aproxima a Universidade da educação infantil”, pontuou Marta.

A temática indígena na educação infantil também foi discutida durante o evento. Maria Lúcia abordou as possibilidades do envolvimento das crianças e as circularidades nas escolas: “O olhar da criança indígena dentro do espaço institucional é extremamente importante, pois não faz parte de uma cultura indígena. Portanto, é de suma importância trazer alguns elementos de reflexão e algumas especialidades sobre o assunto”.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Paula Gaspar Melim, a proposta da atividade é muito importante no processo informativo dos acadêmicos para que eles tenham um currículo integrado. “O debate irá auxiliar nossos futuros profissionais, além disso, pela nossa Universidade ter um núcleo indígena e a graduação para a educação infantil, temos o compromisso de aproximar o assunto para discussão”, comentou a coordenadora.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

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