Educação Física - Bacharelado

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Disciplinas

+ ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR
  • Carga horária: 40
+ APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
  • Carga horária: 100
+ ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA
  • Ementa: Teorias e conceitos da atividade física adaptada e sua atuação no âmbito escolar, esportivo, recreacional e de reabilitação; Estudo das deficiências auditiva, física, visual, intelectual e síndromes, na dimensão biológica e sócio-cultural da Educação Física Inclusiva
  • Objetivo:

    Oportunizar conhecimentos na área de Educação Física Adaptada que subsidiem os acadêmicos  para atuação prática, e educacional, com as pessoas com deficiência no âmbito da Atividade Física Adaptada competitiva,  recreativa e de lazer.

  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES AQUATICAS
  • Ementa: Estudo e análise dos métodos, tendências e desenvolvimento motor no meio líquido e da hidroginástica. Trabalhar com a consciência corporal visando um exercício que favoreça a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde das divergências culturais segmentos sociais e etnias.
  • Objetivo: Adquirir informações sobre obtenção e manutenção da saúde total (através da melhoria do sistema cárdio pulmonar e da musculatura esquelética) e orientar um exercício seguro que favoreça a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde em atividades aquáticas.
    Vivenciar atividades aquáticas adaptadas e técnicas alternativas de trabalho aquático dentro de um contexto cientifico, teórico e prático.
  • Carga horária: 80
+ BIOMECÂNICA
  • Carga horária: 40
+ CORPO HUMANO I
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO II
  • Carga horária: 120
+ DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO HUMANO
  • Ementa: Estudos e fatores do desenvolvimento motor, do crescimento físico, da maturação e do desempenho motor. Modelo teórico do desenvolvimento motor; relação entre desenvolvimento, maturação, crescimento físico e desempenho motor; relações étnicas e culturais do desenvolvimento motor humano e suas relações com o desempenho motor.
  • Objetivo:

    1 - Abordar conceitos dos estudos relacionados ao Desenvolvimento Motor, Crescimento Físico, Maturação e Desempenho Motor Humano;

    2 - Discutir os diferentes procedimentos didáticos - metodológicos da Educação Física em relação as variáveis do desenvolvimento e crescimento;

    3 - Visualizar Modelo de Desenvolvimento Motor;

    4 - Identifivar as relações entre desenvolvimento, maturação, crescimento físico e desempenho motor; 

    5 - Reconhecer os fatores intrínsecos e extrínsecos do Desenvolvimento Motor, do Crescimento Físico e do Desempenho Motor.

  • Carga horária: 100
+ ESPORTE, LAZER E SOCIEDADE
  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: O desafio de aprender e ensinar. Contato com realidade variadas em diferentes faixas etárias que se apresentam no mercado de trabalho. O estágio e seu cotidiano: organização, gestão, planejamento, relações interpessoais, currículo, processo de avaliação, envolvimento com a comunidade, entre outros.
  • Objetivo:

    a) Proporcionar aos/à alunos/as a observação e a vivência de diversos aspectos administrativos, pedagógicos e operacionais de uma instituição desportiva

    b) Compreender que a prática docente deve estar fundamentada numa visão de mulher/homem e de sociedade, exigindo do/a educador/a uma concepção social, política e pedagógica definida.

    c) Problematizar a formação de professores/as de Educação Física averiguando a atuação dos atuais professores em exercício e delineando possíveis caminhos de efetiva participação no cotidiano das instituições desportivas (academias, clubes e agremiações, parques e locais de lazer.

    d) Exercitar a convivência e troca de experiências em sala de aula, entre pessoas que possuem trajetórias educacionais e profissionais diferenciadas e, portanto, têm diferentes formas de compreender a realidade, de apropriar-se e de construir/reconstruir o conhecimento.

    e) Constatar que professores/as e alunos/as, mesmo possuindo concepções diferentes, podem ser companheiros/as e sujeitos na construção do conhecimento, tornando a ação pedagógica desafiadora, crítica, criativa e prazerosa.

    f) Experienciar a prática docente como uma forma de rever os conhecimentos adquiridos durante o curso, detectando falhas e redescobrindo novas formas de atuar respeitando e valorizando as características regionais e culturais.

  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 160
+ FUNDAMENTOS DA DANÇA
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS DAS LUTAS
  • Ementa: Origem e evolução histórica das lutas; fundamentos básicos e éticos das lutas; princípios didáticos e pedagógicos, técnicas básicas das lutas; contextualização e perspectivas das lutas, tais como judô, karatê, capoeira e muay thai em diferentes contextos.
  • Objetivo:

    Objetivo Geral 
    Oportunizar o estudo, o debate, a reflexão e a vivência das principais modalidades de luta ampliando a discussão nas abordagens da cultura corporal de movimento e pedagogia do esporte. 

    Objetivos Específicos 

    Descrever o processo de origem das artes marciais;

    Discutir a evolução das lutas orientais;

    Demonstrar a evolução das lutas ocidentais;

    Explicar as artes marciais de agarre;

    Identificar as artes marciais baseadas em golpear/impactar;

    Listar as lutas baseadas em golpes com implementos;

    Identificar a história das lutas nos Jogos Olímpicos; 

    Caracterizar as modalidades de luta dos Jogos Olímpicos; 

    Reconhecer as modalidades de luta dos Jogos Paralímpicos;

    Construir conhecimentos básicos sobre o conteúdo lutas;

    Desenvolver o conteúdo como base de discussão sobre a violência e agressividade;

    Planejar atividades de lutas alternativas de forma lúdica;

    Analisar as potencialidades de ensino na dimensão atitudinal;

    Avaliar as potencialidades de ensino na dimensão procedimental;

    Indicar as potencialidades de ensino na dimensão conceitual;

    Identificar a origem e a classificação dos esportes de combate;

    Discutir estratégias e conteúdo para o desenvolvimento das lutas na Educação Física escolar;

    Planejar aulas para o ensino dos esportes de combate nas diferentes etapas escolares;

    Reconhecer a importância da Educação Física inclusiva;

    Discutir estratégias de inclusão nas aulas de Educação Física por meio das lutas;

    Elaborar aulas de Educação Física inclusiva com a aplicação de lutas adaptadas;

    Descrever o percurso histórico das MMAs;

    Analisar a evolução esportiva das MMAs;

    Planejar intervenções pedagógicas baseadas no estudo das MMAs;

    Descrever a origem histórica do judô;

    Listar os princípios propostos por Jigoro Kano;

    Apontar a evolução e a difusão do judô pelo mundo;

    Avaliar as demandas fisiológicas de uma luta no judô; 

    Reconhecer a composição física de atletas de judô;

    Determinar as principais lesões que acometem praticantes de judô;

    Determinar as possíveis origens e os aspectos socioculturais da capoeira;

    Explicar como a capoeira evoluiu ao longo do tempo;

    Refletir sobre os desafios contemporâneos da capoeira;

    Indicar os fundamentos teórico-práticos da capoeira;

    Descrever a execução técnica dos golpes em pé e circulares da capoeira;

    Reconhecer a execução técnica dos golpes em pé e incisivos na capoeira.

  • Carga horária: 120
+ FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL
  • Carga horária: 120
+ FUNDAMENTOS DO FUTEBOL E FUTSAL
  • Carga horária: 120
+ FUNDAMENTOS DO HANDEBOL
  • Ementa: Origem e evolução histórica do handebol; princípios didáticos e pedagógicos dos fundamentos do handebol; especificação das técnicas e implementos utilizados no handebol, regras básicas do handebol.
  • Objetivo:

    Objetivos Gerais:
    1.1. - Adquirir as técnicas e táticas básicas necessárias para aplicar o handebol nas escolas, no Ensino Fundamental e Médio.
    1.2 - Identificar no desporto uma atividade que proporcione grande valor à saúde, possibilitando o desnevolvimento integral do aluno.
    1.3 - Pesquisar o desporto olímpico chamado handebol.

    Objetivo Específico.
    2.1 - Executar os gestos técnicos do handebol de acordo com suas técnicas.
    2.2 - Transmitir ao acadêmico métodos e procedimentos pedagógicos para desenvolver os gestos técnicos de handebol.
    2.3 - Possibilitar a análise e identificação dos erros em cada gesto técnico.
    2.4 - Identificar os sistemas táticos defensivos e ofensivos.
    2.5 - Adquirir noções básicas sobre regras fundamentais do handebol.
    2.6 - Proporcionar situações pedagógicas em que o acadêmico possa colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

  • Carga horária: 120
+ FUNDAMENTOS DO PILATES
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL
  • Carga horária: 120
+ GINÁSTICA DE ACADEMIA I
  • Carga horária: 60
+ GINÁSTICA DE ACADEMIA II
  • Ementa: Fundamentação da ginástica de academia nos aspectos e particularidades das modalidades específicas. Teoria musical, pensada como favorecedora as aulas de ginástica de academia. Step, Jump, treinamento intervalado e ciclismo indoor.
  • Objetivo:

    Por meio da disciplina de ginástica de academia, fazer com que os alunos do curso de educação física, tenham o conhecimento 

    básico da teoria e prática, das várias modalidades existentes dentro de uma academia, para que possam encontrar dentre elas, 

    as suas reais habilidades, sendo este conhecimento básico de cunho fisiológico, sócio - afetivo e motor. Os programas e discussões de conteúdos devem estar focados no objetivo geral da formação que é a  atividade física na promoção da saúde  na Licenciatura e no Bacharelado. 

  • Carga horária: 40
+ GINASTICA LABORAL E ERGONOMIA
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ NEUROCIÊNCIA BÁSICA
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO ESPORTIVA
  • Carga horária: 40
+ PRIMEIROS SOCORROS
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • Ementa: Introdução da psicologia. Teorias do desenvolvimento humano. Fatores Inatos e ambientais. Estudo da infância, adolescência e adultos numa abordagem teórico-prática, estabelecendo relações entre os aspectos micro e macro sociais, objetivos e subjetivos.
  • Objetivo:

    Apresentar uma introdução a psicologia do desenvolvimento humano como um elemento relevante para a atuação do profissional de Educação Física nas diferentes fases do ciclo da vida humana. Articulando as teorias do desenvolvimento humano com a prática do profissional de Educação Física.

     

     

  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA DO ESPORTE
  • Carga horária: 40
+ SAUDE MENTAL
  • Carga horária: 40
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Acompanhamento do processo de orientação metodológica sobre a experiência de produção científica, através da pesquisa de campo e da escrita de um artigo científico no campo da educação física, que permita o domínio do ato de pesquisar: método, procedimentos e uso dos recursos disponíveis para a pesquisa; estrutura formal do artigo científico; vocabulário técnico e científico, redação do artigo científico; apresentação pública da pesquisa realizada.
  • Objetivo:

    Fornecer subsídios para auxiliar o acadêmico na elaboração do projeto relacionado ao trabalho de conclusão de curso (TCC).

  • Carga horária: 40
+ TREINAMENTO DE ESPORTES INDIVIDUAIS
  • Ementa: Introdução e discussão às metodologias de esportes individuais e seus princípios visando a performance. Conteúdos do desenvolvimento físico sobre periodização e avaliação esportiva no rendimento. Investigações sobre novas tecnologias, registro e análise de controle de cargas, fatores que interferem na performance do indivíduo em diferentes situações esportivas.
  • Objetivo:

    O aluno deverá ser capaz de:
    - Utilizar de métodos de preparação física e sua periodização.
    - Relacionar a disciplina de treinamento de esportes individuais com as demais disciplinas do currículo.
    - Estruturar programas de treinamento desportivo para os vários tipos de esportes individuais.

  • Carga horária: 40
+ TREINAMENTO DE FORÇA I
  • Carga horária: 80
+ TREINAMENTO DE FORÇA II
  • Ementa: Elaboração de Programas para Indivíduos Iniciantes, Intermediários e Avançados. Periodização do Treinamento de Força para Academias. Exercícios para Membros Superiores/Inferiores e Tronco.
  • Objetivo:

    1. Contribuir com a formação geral do profissional de Educação Física. 

    2. O Acadêmico deverá ser capaz de elaborar programas de musculação para indivíduos iniciantes, intermediários e avançados no Treinamento de Força. 

    3. Contribuir com a preparação técnica dos profissionais que desenvolverão prescrição do Treinamento de Força em Academias e Estúdios. 

  • Carga horária: 80