Docentes da UCDB fazem intercâmbio no Chile e no México

05/10/2023 - 9:35 - Cooperação Internacional

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

O professor Dr. Josemar de Campos Maciel, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está no Instituto de Altos Estudos da Universidade do Chile fazendo um estágio como pesquisador sênior. Isso reforça o compromisso da Católica com a internacionalização da educação.

“Estou em Santiago participando de um projeto de integração entre universidades latino-americanas — Chile, México e Brasil. Minhas tarefas são escrever, dar aulas e acompanhar acadêmicos. Não conhecia muito sobre o Chile e estou apaixonado por algumas figuras fundamentais daqui como, por exemplo, pela Gabriela Mistral. Retorno para o Brasil está previsto para fevereiro de 2024", destacou o professor Maciel.

Já o docente nos cursos de Filosofia, Design e Arquitetura e do Neppi, Dr. José Francisco Sarmento Nogueira, embarca nesta sexta-feira (6) para a Universidade Autônoma do México, na Cidade do México, como professor visitante para o programa de mestrado e doutorado em Filosofia. Ele irá proferir o seminário em dois grupos de pesquisas distintos, com retorno para o dia 12 deste mês.

"Poder apresentar em um outro país, aquilo que temos produzido aqui na UCDB, em termos de pesquisa, ajuda a colocar a nossa universidade no mapa das melhores instituições, para mim é sempre um orgulho", ressaltou Sarmento, cuja viagem faz parte do programa de cooperação científica estratégica com o Sul Global, onde o programa de mestrado e doutorado em Psicologia da UCDB faz parte, tendo como coordenadora a professora Anita Guazzelli.