Docentes da UCDB participam de curso internacional on-line

25/01/2021 - 8:18 - Cooperação Internacional

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

Quatro professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram do curso internacional ‘Metodologias de aprendizagem e investigação’, promovido pela Rede de Engenharias Elétricas e Cidades Inteligentes (Reci), organizado pelas Instituições Salesianas de Ensino Superior da América Latina e Central. O encontro, realizado pelo aplicativo Zoom,  teve início no dia 13, sendo finalizado na sexta-feira (22), reunindo engenheiros das universidades salesianas do Brasil (UCDB, Universidade Católica de Vitória e Unileste), de El Salvador (Universidade Dom Bosco) e do Equador (Universidad Politécnica Salesiana).

“Abordamos temas pertinentes para a criação de artigos científicos que serão submetidos a indexação de revistas de alto impacto (Web of Science, Scopus, Scielo). Como coordenador tenho visto a necessidade de enriquecer as raízes da pesquisa para que o networking seja sustentável e para a obtenção de resultados adequados, como o gerenciamento de bibliotecas virtuais e formação de grupos multidisciplinares de professores dos três países para criar artigos relacionados a soluções reais para cidades inteligentes, que contribuam e impactam as sociedades mais vulneráveis ​​em nossos países”, explicou o coordenador da Reci, Esteban Inga Ortega, PhD em Engenharia e professor da Universidade Politécnica Salesiana do Equador. No encerramento do curso, na sexta-feira (22), o encontro contou com a presença do Reitor da Universidade Salesiana do Equador, Padre Marcelo Farfán.

Dentre os programas utilizados no curso estão Overleaf, Mendeley, Matlab, entre outras ferramentas utilizadas para uma produção científica de qualidade, de modo a poder ser submetida a revistas e jornais de alto impacto. “Foi um excelente curso, porque abriu o nosso horizonte do ponto de vista das técnicas de pesquisa. Nos auxiliando em ter um  aporte maior de ferramentas técnicas para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível, obviamente além dos conhecimentos técnicos”, destacou a professora Rocheli Carnaval Cavalcanti, coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental. Também participaram do evento os professores Mariel Fonseca, Raphael Portela e Elisangela Pereira.