Intercâmbio: Acadêmicas e docentes da Universidade de Washington Tacoma visitam a UCDB

14/08/2019 - 16:00 - Cooperação Internacional

Fonte: Marina Romualdo

Acadêmicas e docentes americanos foram recepcionados no plenário da Católica com a presença do Pe. Ricardo Carlos, Reitor da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

Dez acadêmicas e dois docentes da Universidade de Washington Tacoma, nos Estados Unidos, estiveram na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na tarde dessa terça-feira (13), para conhecer a estrutura da Instituição. A visita do grupo ao campus Tamandaré faz parte de um intercâmbio cultural proporcionado pela parceria entre a instituição americana e a Católica, além da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Instituto de Direitos Humanos do Estado (IDHMS).

No plenário da Católica, as intercambistas foram recepcionadas pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho e pela coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais, Alinne Castro. No período de duas semanas, as universitárias americanas também vão visitar outros locais em Mato Grosso do Sul com o intuito de desenvolver pesquisas sobre direitos humanos, interseccialidade de gênero, raça e classes sociais.  A partir dos dados coletados, elas irão produzir artigos científicos e apresentá-los no último dia de intercâmbio.

Segundo a professora de Washington Tacoma Dra. Margaret Griesse, a ideia é que as acadêmicas possam estudar melhor a visão da cultura brasileira relacionada à ética, política e direitos humanos, além de proporcionar a troca de experiências entre as nacionalidades. “Buscamos uma integração dos alunos das mais variadas classes sociais para que haja uma aproximação entre as universidades. Além disso, a vinda ao Brasil amplia o conhecimento dos nossos acadêmicos”, comentou Margaret. 

De acordo com Jonatan Oliveira Espindola que atua na Assessoria de Relações Internacionais da UCDB, permitir o contato de universitários estrangeiros com a Católica é uma forma de proporcionar a experiência cultural e a troca de conhecimentos. “Nosso objetivo é trazer acadêmicos do exterior para que conheçam mais do nosso cotidiano e consigam alcançar novos objetivos através das pesquisas realizadas no Brasil”, relatou Jonatan.

A partir da cooperação entre as universidades e o instituto, desde 2013, a UCDB recebe alunos da Universidade de Washington Tacoma, com o propósito de realizar o intercâmbio de experiências entre os acadêmicos brasileiros e norte-americanos. No ano passado, acadêmicos brasileiros da UCDB e da UFMS tiveram a oportunidade de estudar durante três semanas com foco em pesquisa e interculturalidade na universidade americana.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna