Professor da UCDB vai ministrar curso de mobilização neural em Portugal

22/04/2022 - 8:23 - Cooperação Internacional

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

O professor Nelson Kian, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi convidado a ministrar nos dias 9 e 10 de julho deste ano, o curso de Mobilização Neural, no Centro Terapêutico Moisés Ferreira, em Porto (Portugal). O curso, destinado para Fisioterapeutas, Osteopatas e Terapeutas Manuais, terá a duração de 16 horas, sendo que as inscrições podem ser feitas pela internet. O investimento é de €$ 375.

A mobilização neural é uma técnica constituída por movimentos alternados com o objetivo de restaurar os movimentos, as propriedades mecânicas e elásticas e as fisiológicas do sistema nervoso, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. “Os nervos periféricos são suscetíveis a traumas, processos inflamatórios ou episódios isquêmicos que podem modificar ou comprimir o nervo e comprometer o funcionamento dos segmentos corporais. Os nervos traumatizados e, consequentemente lesionados, geram a perda e diminuição da sensibilidade e da motricidade na região inervada por eles. Desta forma, a técnica indicada é a Mobilização neural”, destaca o professor.

A técnica é utilizada como método de avaliação e tratamento das mais diversas patologias que acometem o sistema nervoso e as estruturas por ele inervada, tanto na área neurológica como na traumatologia e ortopedia. Para obter a certificação é necessária a frequência em pelo menos 90% do curso.

Kian é Fisioterapeuta, graduado pela IMESPP (1985), especialista em Métodos e Técnica de Ensino Superior (Cesup), especialista em Traumato Ortopedia Funcional (Coffito), especialista no curso de Ativadores nos Processos de mudanças na formação de profissionais de saúde (EaD Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz) em 2016 e mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Ele leciona na Católica desde 1997.