Grupo teatral da UCDB encena peça e lança livro no aniversário de 40 anos

26/09/2022 - 8:07 - Cultura

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

O grupo de teatro Senta que o Leão é manso, que integra a área de Cultura e Arte, da Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), comemorou no sábado (24), no Armazém Cultural, os 40 anos de atividades com a releitura da peça Sonho de Uma Noite de Verão, uma comédia de William Shakespeare, e também o lançamento de um livro retratando a trajetória as quatro décadas de existência.

“Celebrar 40 anos não é pouca coisa. Costumo dizer que recordar é viver! Desde que assumi a então Fucmt [Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso], no ano de 1981, sempre apoiei o esporte, a cultura, o teatro e a música. Dom Bosco dizia que uma casa salesiana, um colégio salesiano, uma universidade salesiana sem música, sem cultura e sem teatro é como um corpo sem alma”, destacou o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni.

Dom Bosco usava a música, a dança e o teatro para tocar os corações pois considerava a arte também como uma fonte de educação. “A UCDB é este lugar onde os jovens podem desenvolver todas as suas capacidades. O teatro para nossa espiritualidade salesiana é algo muito importante. Dom Bosco escreveu peças teatrais como meio de entretenimento, de educação e de evangelização. Então, este ato e celebrar os 40 anos do grupo enaltece a espiritualidade salesiana, mas sobretudo nosso fundador São João Bosco”, ressaltou o Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. Idenilson Lemes da Conceição.

Senta que o Leão é Manso é o grupo de teatro mais antigo de Campo Grande em atividade. Ao longo desse período, cerca de 700 integrantes já passaram pelo elenco do grupo. Muitos deles estiveram presentes na comemoração. A atuação dos atores/acadêmicos impressionou e arrancou risos da plateia. A adaptação de Marcelo Picolli e a direção de Roberto Figueiredo.

Após a encenação, ocorreu o lançamento do livro. “O livro fala tudo que nós sentimos, que o melhor do grupo é o grupo. Tudo o que fazemos é pensando nos acadêmicos, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco”, enfatizou o coordenador da área de Cultura e Arte, professor Roberto Figueiredo. Na publicação, egressos e acadêmicos da UCDB relatam em texto e fotos como foi participar das atividades, quais as recordações e como a experiência transformou suas vidas.

 

 

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica