Instalação na Afonso Pena relembra a alegria das festas juninas

10/06/2021 - 7:00 - Cultura

Fonte: Silvia Tada

Instalação ficará na Avenida Afonso Pena até 11 de julho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

 

Os festejos juninos fazem parte da tradição brasileira e estão no coração de grande parte dos campo-grandenses. A música, a comida, a decoração, as brincadeiras... quem nunca se divertiu nesta época do ano na escola, no bairro, na empresa em que trabalha ou em família que atire o primeiro estalinho.

Neste segundo ano em que a pandemia cancela as festas de junho, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) unem-se para homenagear o padroeiro da Capital, Santo Antônio, com a instalação artística “Lembranças”.

Instalada a partir de sábado (12) no canteiro central da Avenida Afonso Pena, entre as ruas Pe. João Crippa e Pedro Celestino, grandes estruturas de metal ostentam bandeirinhas coloridas, tais como as que são penduradas nos arraiás brasileiros. 

O autor da obra é o professor Roberto Figueiredo, da Área de Cultura e Arte da UCDB, ligada à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. “O mês de junho é especial. Temos a Festa Junina da UCDB e a Festa de Santo Antônio, dois eventos muito tradicionais na nossa Capital. A instalação é uma homenagem ao carinho que o campo-grandense tem pelas festas juninas, que está na lembrança de todos nós”, detalhou.

A escolha pelo canteiro central foi pensada para evitar aglomeração. “As pessoas passam de carro pela principal avenida da cidade e já vão ver as bandeirinhas. Não será preciso descer para admirá-las”, ressaltou Figueiredo.

“Parceria importante com a UCDB onde juntos vamos relembrar o espírito festivo desta época do ano. As pessoas passarão pela Afonso Pena e ficarão saudosas, lembrando das maiores festas juninas do Estado, o Arraiá da UCDB e Arraial de Santo Antônio de Campo Grande”, finaliza o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas.