Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

O Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB)da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) iniciou ontem (12) parceria com a Don Bosco Green Alliance, rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade. 

“Essa parceria com o Don Bosco Green Alliance vai dar visibilidade e fortalecer as ações de Educação Ambiental desenvolvidas no MCDB/UCDB, que atualmente faz parte da Comissão Interestadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, a Ciea/MS, contribuindo com a construção e monitoramento da política Estadual de Educação Ambiental”, destacou o coordenador do Museu, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen.  

Com mais de 270 membros, além de atuarem nas principais áreas prioritárias da aliança, também estão envolvidos em diversas outras iniciativas ambientais, baseadas nas necessidades e desafios locais. 

Os trabalhos concentram-se em três áreas prioritárias: combate à poluição; reduzir o superaquecimento global; e eliminar o plástico descartável. A plataforma lançada na Índia em 2018 conta com a aliança de 85 países, como Argentina, Austrália, Angola, Bélgica, Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos da América, entre outros.

No final do ano passado, o Educativo Cultural, que é um dos principais programas do MCDB/UCDB foi contemplado com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal. “O programa recebe públicos de diferentes perfis, com destaque aos jovens estudantes de escolas públicas e privadas, com o objetivo de apresentação da riqueza das nossas coleções e a introdução dos participantes aos conceitos de conservação e valorização de patrimônios naturais e culturais, tal como, os da geodiversidade, biodiversidade e pluralidade étnicas. Com isso, espera-se que nossos visitantes ampliem sua consciência sobre as questões socioambientais, com respeito às diversidades”, finaliza Dirceu.