EDITAL: Abertas inscrições para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Licenciaturas

05/07/2022 - 10:05 - Editais

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação e Extensão da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Editais

Estão abertas as pré-inscrições para cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) teve a pré-aprovação de quatro cursos com 120 vagas para oferta em 2022 (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/30052022_Edital_1720084_Edital_8.2022.pdf). Estão disponíveis cursos de 2ª licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação na rede pública de educação básica, com aulas 100% presenciais.

O Parfor, é uma ação da Capes (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-8/2022-378422301) que visa contribuir para formação de professores em serviço na rede pública de Educação Básica e a UCDB tem como parceiras as Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Os cursos são gratuitos, presencial com aulas três dias da semana no período noturno.

Os interessados deverão se cadastrar ou atualizar seu cadastro na Plataforma Capes de Educação Básica até o dia 13 de julho, além de realizar a sua pré-inscrição até o dia 18 de julho, também na Plataforma Capes de Educação Básica.

A realização da pré-inscrição é o primeiro passo para que o professor da educação básica possa cursar gratuitamente na UCDB, a segunda licenciatura em Ciências Biológicas, em História, em Letras-Inglês e em Pedagogia.

Passo a passo para se inscrever no programa

1 - O professor deve se cadastrar na Plataforma Freire (http://freire.capes.gov.br). Nela estão disponíveis os cursos ofertados e demais informações.

2 - O professor cadastrado deve se pré-inscrever por meio da Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/portal/) no curso correspondente à disciplina que ministra na rede pública, selecionando o estado de Mato Grosso do Sul.

3 - A Secretaria de Educação Estadual ou Municipal, validará a pré-inscrição, confirmando que o professor necessita daquela formação.

4 – A UCDB, de posse do relatório de validações, procederá com o processo seletivo e de matrículas, para formar as turmas do Parfor.

5 – A UCDB comunicará os professores selecionados sobre o procedimento de matrícula.

Em caso de dúvidas entre em contato com um dos seguintes e-mails: his@ucdb.br, pedag@ucdb.br, let@ucdb.br ou bio@ucdb.br.