UCDB conquista três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze no JUBs 2021

18/10/2021 - 9:58 - Esporte

Fonte: Gilmar Hernandes

Dalton Hian (à esquerda) ouro no paratletismo, acompanhado do atleta-guia Hugo Gimenez (à direita), e Assíria Daniela, ouro no wrestling

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Esporte

Os atletas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conquistaram excelentes resultados na maior competição esportiva universitária da América Latina, os Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) 2021, realizado em Brasília (DF). O quadro de medalhas ficou com três de ouro (paratletismo e wrestling), quatro de prata (futsal feminino e judô) e uma de bronze (judô).

OURO

Dalton Hian Caetano de Andrade, acadêmico do quarto semestre do curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), acompanhado pelo atleta-guia Hugo Pedro Amarilha Gimenez, conquistou duas medalhas de ouro no atletismo paradesportivo, sendo a primeira  nos 100 metros rasos e a segunda nos 200 metros rasos. “Estava com muita vontade e determinação, as medalhas foram consequência, fruto do meu trabalho. A vitória foi coletiva, eu não consegui sozinho, foi um time. Tenho que dar parabéns também ao meu treinador e ao meu guia. Saber que estou melhorando a cada dia e garantir mais medalhas”, destacou o medalhista.

Na avaliação do técnico da Fundesporte, Daniel Sena, o atleta correu muito bem a prova dos 100 metros e ainda melhor na prova dos 200 metros rasos, fazendo a melhor marca dele no ano após as restrições da pandemia. “Isso nos fortalece para um trabalho mais intensivo para o ano que vem”, destacou.

A acadêmica do 4º semestre de História, Assíria Daniela Maurício da Silva, atleta de wrestling na categoria até 53 kg, no estilo livre feminino, também foi campeã na modalidade. “Foi uma conquista e tanto pra mim, pois foi a primeira edição do Wrestling e fui a campeã. Sou muito grata ao apoio da Universidade, que pagou os testes, conseguiu o transporte e cuidou de forma muito profissional de toda a parte burocrática, se não fossem por eles eu com certeza não teria participado desta edição. Tenho treinado bastante para garantir bons resultados e espero representar novamente a UCDB nas próximas disputas e trazer bons resultados”, comemorou a atleta.

PRATA

A equipe de futsal feminino da Católica alcançou o vice-campeonato no JUBs 2021 após um excelente resultado, com apenas um empate e somente vitórias até chegar na final contra o time da Uniplac (SC). 

“É muito importante a conquista da prata pra gente, porque as equipes de melhor nível no futsal do Brasil estavam presentes no campeonato. Para se ter uma ideia, das equipes que disputaram a final, três fazem parte da Liga Nacional de Futsal e nós, a única equipe que não faz parte, conseguiu chegar na final. É um passo muito importante para a valorização das meninas”, destacou o técnico Luiz Fernando Borges Daniel, reforçando que no futsal feminino é tradição as equipes profissionais fazerem parcerias com as universidades, o que torna ainda mais forte a competição no JUBs.

Os acadêmicos Maria Fernanda Pio Sabbo, do 6º semestre de Educação Física da UCDB, e Isac Garcia Ribeiro Bignardi, do 8º semestre de Educação Física, e Luan Nantes Sartori, do 4º semestre em Engenharia Civil, conquistam medalhas de prata no judô, sendo ela na categoria meio-médio (até 63 kg), Bignardi na categoria leve (-73Kg) e Sartori na categoria ligeiro (até 60kg).

Bronze

Karla Rocha de Oliveira, acadêmica do 4º semestre de Educação Física da Católica, garantiu o bronze no judô na categoria pesado acima de 78 kg.