Equipe da UCDB participa da 26ª Competição Baja SAE Brasil

06/03/2020 - 7:00 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A equipe Javalis Baja da Universidade Católica dom Bosco (UCDB) embarca neste domingo (8) para participar da 26ª Competição Baja SAE Brasil, realizada anualmente no Parque tecnológico em São José dos Campos (SP). Neste ano, a disputa será de 11 a 15 de março, e conta com 73 equipes de 13 Estados do País, sendo que da Região Centro-Oeste apenas a equipe da UCDB e duas da Universidade de Brasília estão na disputa.

Criado na década de 90 para incentivar o ensino da engenharia no Brasil a competição tem contribuído na formação dos acadêmicos. “Considero uma enorme evolução da equipe Javalis! Esse ano a gente corre o enduro”, enfatiza o professor Daniel Laporte. O projeto conta com acadêmicos de engenharia Elétrica, Mecânica e Controle e Automação.

A equipe está composta por dez integrantes e neste ano disputa a prova pelo quarto ano consecutivo. Os veículos são protótipos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 quilos.

A etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral a representar o País na competição mundial, promovida nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho próximo.