Extensionistas da UCDB doam livros para unidade da Agepen

16/12/2021 - 10:46 - Extensão

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2021 pela Universidade Católica Dom Bosco, o projeto Remição pela Leitura, da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), encerrou as atividades do ano com a doação de livros para a unidade penal Centro de Triagem Anísio Lima, ontem (15). Acadêmicos extensionistas, acompanhados da professora Ana Cristina Medeiros Rodrigues, entregaram cerca de 200 exemplares aos internos.

A adesão ao projeto pela UCDB aconteceu em junho e é executado por meio do projeto de extensão Democratização: Construindo Valores, coordenado pela professora Eloir Trindade. O projeto existe na Agepen desde 2018. Cada exemplar lido de forma voluntária pelo preso pode remir até quatro dias da pena. Após a leitura, o detento faz uma resenha ou resumo da obra literária, que é corrigido pelos alunos extensionistas da UCDB e validado pelo juiz. Em um ano, o total de dias remidos da pena pode chegar a 48. Pela Lei de Execução Penal, só há duas formas de remição de pena: pelo trabalho ou pelo estudo.

“Como é a primeira vez que participamos, foi um aprendizado. Vimos o progresso de alguns presos no que diz respeito a escrita. Nós dávamos o feedback nas provas e percebemos que eles procuravam melhorar. Para os acadêmicos, conhecer a realidade do preso deu  a eles uma visão mais humanitária. Então, avalio que foi uma experiência enriquecedora e importante, não só para colocarmos em prática o que vemos nas  legislações mas também pelo caráter humano e de ressocialização que o projeto permite”, avaliou Ana Cristina.

Na entrega dos livros, a docente contou sobre a gratidão dos presos com a postura dos extensionistas: “A remição está prevista na lei e é um benefício que o preso tem para que possa ter a pena abrandada. Mas é além disso: o carinho com que eles falaram de serem tratados com respeito por nós e por desejarmos que eles continuem no projeto, que tenham um bom fim de ano nos tocou. Sabemos que, muitas vezes, eles não têm nem a visita de um parente nessa época então podermos dar a eles esse momento foi importante”.

Parte dos livros foi arrecadada com a ajuda de outro projeto de extensão, o Essaluz, coordenado pelo professor José Edmilson Schinelo.