Maratona do curso de Programação e Robótica será nesta quarta-feira

01/12/2020 - 8:42 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Uma das aulas do projeto Programação e Robótica da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A grande maratona do curso de extensão Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) será nesta quarta-feira (2), a partir das 14 horas (horário de Brasília). Os mais de 230 participantes de seis Estados (Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Sergipe) estarão concorrendo a um curso de extensão a distância da Católica.

Para competir, o aluno precisa preencher um formulário enviado pela coordenação, e resolver 15 questões de robótica e programação de forma on-line em 48 horas, com base no conhecimento e ferramentas apresentadas no projeto. Em caso de empate será levado em conta o tempo de entrega da prova.

“Após 10 anos ensinando de forma presencial, a experiência on-line foi muito boa. A expectativa é continuar de forma remota em 2021 para todo o Brasil, porém assim que a pandemia permitir vamos ter na modalidade presencial também”, explica a coordenadora do projeto, professora Ana Karina Vieira da Silva. O resultado do vencedor será divulgado no dia 9 de dezembro.

“Eu gostei muito do projeto, ele me ajudou a entender melhor o mundo da programação e da robótica. Depois das aulas eu me interessei mais pela programação e pretendo usar os conhecimentos que adquiri no mercado de trabalho”, destacou o estudante do 1º ano do ensino médio de Ivinhema, João Lucas Marcos Troiano. 

Para a estudante Alessa Oliveira, do 2º ano do ensino médio em Cassilândia, o projeto está mostrando a carreira que pretende seguir. “O curso está ampliando o meu conhecimento e a minha curiosidade sobre robôs, além de estar me direcionando a qual área escolher na universidade”.

João Marcos Steinle de Souza, estudante do 8º ano em Campo Grande, conta que o projeto “Mudou minha mente, minha capacidade de pensar em como são feitas as coisas de robô. Gostei muito do curso e quero agradecer aos professores pelos ensinamentos”.

Nos últimos três meses, os alunos assistiram aulas ao vivo e gravadas de ensino de programação e robótica, com material didático elaborado por professores e acadêmicos da Instituição. Eles aprenderam raciocínio lógico, lógica de programação, linguagem de programação e conceitos de robótica de forma divertida, enfatizando as disciplinas básicas do ensino fundamental e médio. Mais informações pode ser obtidas pelo e-mail anakarinavs@ucdb.br ou ainda pelo programacaoroboticaucdb@gmail.com.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna