Termina amanhã prazo de inscrição para projeto de extensão Programação e Robótica da UCDB

24/08/2020 - 9:00 - Extensão

Fonte: Ass. Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Estão abertas as inscrições para que alunos de todo o Brasil, a partir do 4º ano do ensino fundamental, possam participar gratuitamente do projeto de extensão Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O prazo de inscrição vai até o dia 25 de agosto e pode ser feito on-line, clicando aqui. 

O projeto da UCDB, que envolve os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, já existe há mais de 10 anos de forma presencial, atendendo crianças e jovens de escolas públicas e privadas de Campo Grande (MS) e com a pandemia do novo coronavírus será on-line e aberto para alunos de todo o Brasil. 

“Vamos oferecer aulas ao vivo e gravadas de ensino de programação e robótica, com material didático elaborado por professores e acadêmicos da Instituição. Assim como na modalidade presencial, no ambiente virtual vamos focar no ensino de raciocínio lógico, lógica de programação, linguagem de programação e conceitos de robótica de forma divertida, enfatizando as disciplinas básicas do ensino fundamental e médio”, explica a coordenadora do projeto, professora Me. Ana Karina Vieira da Silva. 

De acordo com a coordenadora, a prática será feita por meio de ferramentas e simuladores disponibilizados através da classroom, na qual vai ocorrer o envio e recebimento de atividades, o slack (canal direto com plantão de acadêmicos e professores), Google Meet (encontros on-line ao vivo) e youtube (aulas gravadas). “Todas as ferramentas, vamos ensinar a instalar e utilizar. Os interessados devem ter acesso a internet, por celular (assistir aulas e recebimento de notificações/ troca de mensagem) e no computador (atividades práticas de programação e simulação robótica). Também faremos algumas atividades no caderno de forma manual, que será essencial para o curso”.

As aulas começam no dia 2 de setembro, das 13h às 15h (horário de Brasília) e vai até 2 de dezembro, sempre com encontros on-line às quartas-feiras, que ficarão gravados e disponíveis para aqueles que não conseguirem acessar no horário.

Com as atividades semanais os participantes terão o desempenho avaliado. Ao final do curso, todos os que concluírem as atividades do projeto vão receber declaração digital de participação. Eles também poderão participar de uma maratona on-line de programação e robótica, baseadas nas OBI (https://olimpiada.ic.unicamp.br/) e OBR (http://www.obr.org.br/). O primeiro colocado vai ganhar um curso de extensãoda UCDB Virtual sua escolha. Mais informações pode ser obtidas pelo e-mail anakarinavs@ucdb.br ou ainda pelo @tadsucdb.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna