Acadêmicos de Psicologia desenvolvem trabalhos sobre ética profissional

29/11/2022 - 10:51 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 6º semestre de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desenvolveram trabalhos voltados para a ética da profissão, como jogos, podcasts, vídeos, entre outros. As atividades fazem parte da disciplina ‘Ética Profissional II”, ministrada pela professora Dra. Luziane de Fátima Kirchner.

“Os alunos elaboraram materiais didáticos que esclarecem condutas éticas profissionais e orientações sobre como proceder caso identifique conduta antiética do profissional. As informações foram pautadas em Resoluções e Normas Técnicas do Conselho Federal de Psicologia e revisadas por mim”, destaca a professora Dra. Luziane de Fátima Kirchner.

Segundo a professora, dois trabalhos apresentados foram reconhecidos pela criatividade, originalidade e clareza na exposição das informações e orientações à comunidade.

Os acadêmicos Carlos Otavio Oliveira Martins, Victor Reynaud Castro, Welton Ferreira Martins e Yasmim de Araújo Brandão, criaram o jogo de tabuleiro ‘PsicoEthos’, que visa orientar princípios éticos da avaliação psicológica. No jogo são apresentadas 22 cartas, cada uma contendo um dilema ético da avaliação psicológica e exemplos de condutas éticas e antiéticas do profissional de psicologia. 

Já as alunas Ana Clara Garcia Volk, Isabella Cabral Siqueira, Nathália Hespanhol Molina e Paula Cristina Silva Lauretto produziram o vídeo intitulado ‘Psicologia e Religião: orientações a comunidade’, esclarecendo os cuidados que o profissional de Psicologia deve apresentar ao abordar o tema religião em sua prática profissional. O vídeo apresenta, de modo didático, a maneira como o profissional deve tratar do assunto e orienta a comunidade sobre como proceder ao identificar condutas profissionais antiéticas.