Ética e inteligência artificial é tema de palestra na UCDB

12/09/2023 - 10:04 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O curso de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta manhã (12), no auditório do bloco M, a sexta edição do Philogos, com a palestra ‘Ética e inteligência artificial’. Estavam presentes acadêmicos de Filosofia e de Direito.

“Sempre tratamos temas emergentes. Escolhemos a inteligência artificial e seus aspectos éticos porque é uma forma que a Filosofia pode ajudar a contribuir nessa discussão”, destacou o coordenador do curso Victor Hugo de Oliveira Marques.

O tema foi ministrado pelo professor Raphael Sérgio Rios Chaia Jacob. “Se eu tenho a inteligência artificial a emulação do raciocínio moral, do raciocínio humano, que tem como valores a moral e a ética. Com a inteligência artificial não pode ser diferente. Não é à toa que hoje os principais especialistas em Inteligência artificial do mundo falam que essa discussão não é uma discussão estritamente técnica, uma discussão do pessoal da programação, não é só do pessoal do Direito, mas sim uma discussão também do pessoal da Filosofia. Valores filosóficos, sociológicos e antropológicos precisam ser considerados em um modelo de construção de inteligência artificial. Porque é impossível imolar integralmente o pensamento humano se eu não trouxer esses valores que fundamentam o pensamento mais básico”.

Outro ponto abordado pelo palestrante é a utilização de imagem e voz de pessoas falecidas, como ocorreu na propaganda da Volkswagens, que recriou Elis Regina dirigindo uma Kombi antiga e a filha do novo modelo elétrico. “Seria ético por meio digital se criar uma imortalidade para o conforto de nossas vidas, para que não precisássemos encarar esse momento de separação? Será que a pessoa falecida concordaria com o uso da imagem e som para essa finalidade?”. 

Ele finalizou o assunto enfatizando sobre uma dúvida bastante comum se a inteligência artificial pode substituir a mão de obra profissional. “O bom profissional nunca vai deixar de ter espaço no mercado de trabalho”. Mais informações sobre o curso de Filosofia pelo 3312-3415.