Exposição Mulheres que fazem o MS estará, no mês de março, no Shopping Campo Grande

03/03/2023 - 10:10 - Graduação

Fonte: Ass. Imprensa Setescc

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

 

A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),realiza a exposição ‘Mulheres que fazem o MS’ com o intuito de manifestar o protagonismo das mulheres que fizeram ou fazem parte da história da cultura sul-mato-grossense. A iniciativa integra as realizações do mês de março reforçando o protagonismo feminino, ocupação de espaços pelas mulheres, autonomia e independência.

A exposição será inaugurada na sexta-feira (3) como parte da programação do Quintal Sesc no Shopping Campo Grande, e apresenta personagens femininas importantes para a cultura e história de Mato Grosso do Sul nas mais diversas áreas de atuação, como artes plásticas, música, educação, dança e causas sociais. Conta com ilustrações e contos lúdicos de personalidades significativas como Lídia Baís, Tia Eva, Lenilde Ramos, Conceição dos Bugres e muitas outras. Junto com o conto é disponibilizado um qr code que leva para uma áudio dramatização da história no Spotify. Pensando na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual também há um qr code com a audiodescrição das imagens.

Os trabalhos expostos são de origem da disciplina Computação Gráfica do curso de Design da UCDB que, posteriormente, foram adaptados em áudio por acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Católica — todas as etapas sob supervisão do professor Gabriel Ferraciolli. “A exposição é importante para que toda a população possa conhecer um pouco da nossa história, do que nós fomos formados e quem contribuiu para chegarmos onde chegamos. Muitas dessas artistas, professoras, advogadas, musicistas, carregam a identidade do que chamamos ser sul-mato-grossense", relata o professor. 

Aberta a todo público, a apresentação tem como público-alvo principalmente as crianças, pois apresenta materiais de caráter lúdico. Ao ler as histórias e ver as ilustrações elas podem ser inspiradas a seguirem bons exemplos de mulheres que fizeram a diferença e transformaram a história sul-mato-grossense. A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres,Cristiane Sant'Anna de Oliveira relata que a exposição é importante para formar o imaginário das crianças, principalmente meninas. “Contar essas histórias contribui para que meninas entendam que podem chegar em lugares de poder, como essas mulheres apresentadas. É importante para que elas sintam-se representadas”.

O projeto da disciplina foi inspirado no livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes (2017) das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo, em que contam com fábulas e ilustrações de 100 mulheres extraordinárias do mundo.

Serviço

A cerimônia de abertura da exposição será nesta sexta-feira (3), às 17h, no espaço Quintal Sesc, no estacionamento do Shopping Campo Grande. Já a exposição completa ficará no corredor de expansão, localizado no piso superior do Shopping.

Entrada gratuita