Mecanismos de degradação dos materiais de engenharia é tema de palestra na UCDB

21/09/2022 - 7:26 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Em engenharia, não há achismo. Via de regra, as decisões devem ser baseadas em normas”, destacou Sérgio Barra, professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas aberturas das palestras ‘Mecanismos de degradação dos materiais de engenharia’ e ‘Técnicas de mitigação do processo de corrosão’, que ocorreram no último dia 20 de setembro, no auditório do bloco A, nos turnos da manhã e da noite, respectivamente. As palestras foram destinadas para os acadêmicos das Engenharias Elétrica, Mecânica, Sanitária e Ambiental, Controle e Automação, Computação e Civil.

O palestrante aproveitou para reforçar que “é preciso verificar a relação entre o material e a etapa de fabricação para se adequar a aplicação. Ou seja, pensando nas condições de operação e meio e, ao mesmo tempo, definir a norma que cubra a demanda”.

Barra coordena o comitê executivo de Rede PDIMat, a qual vai promover gratuitamente e em parceria com a UCDB, a VIII edição do Encontro da Rede PDIMat - Encontro de Campo Grande 2022 (ECG2022), de 7 a 9 de novembro de 2022, no Pátio UCDB, campus Tamandaré.

O congresso, de abrangência nacional, discutirá as formas e ações de melhoria no processo de formação nas engenharias e como trazer as demandas do setor industrial para dentro das universidades. “São muitas portas que se abrem para os nossos acadêmicos, quando a gente pensa no conhecimento e nas possibilidades dentro dessa rede de contatos”, destaca o coordenador dos cursos de Engenharias da UCDB, professor Marcos Alves.

“Desafios educacionais e científicos na seleção e na aplicação de materiais metálicos em equipamentos industriais” será o tema central do ECG2022. O congresso contará com palestras estratégicas, minicursos, apresentação de trabalhos técnico-científicos, exposição de produtos e serviços, entre outras atividades. “A gente traz aquilo que a UCDB tem a oferecer com a produção dos nossos alunos, mas também vai poder conhecer aquilo que alunos e profissionais de outros Estados também estão produzindo”, completa o coordenador.

As inscrições para o ECG2022 podem ser feitas, gratuitamente, acessando o endereço eletrônico www.redepdimat.org/ecg2022.

Durante os dias 20 e 21 de setembro, além das palestras, Barra, juntamente com a Organização local do ECG2022, visitaram as instalações da UCDB, definiram as estratégias para a realização do congresso e, finalmente, se reuniram com a direção do Hospital Filantrópico São Julião, com vistas a acertar os detalhes para a doação dos alimentos não perecíveis, arrecadados com as inscrições no evento.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna