Pesquisa da UCDB conquista a 2ª colocação no Prêmio Agrociência Famasul 2022

09/11/2022 - 8:48 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Acadêmica da UCDB,Fernanda Lopes de Souza, recebendo a premiação / Fotos: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A acadêmica do 6º semestre de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCB), Fernanda Lopes de Souza, conquistou ontem (8) a segunda colocação na categoria graduação na 3ª edição do Prêmio Agrociência Famasul 2022, com a pesquisa ‘Inclusão de probióticos na piscicultura para o estímulo à resposta imune inata e enriquecimento fisiológico’, sob a orientação da professora Milena Wolff. A primeira colocação ficou com o acadêmico Gabriel Henrique de Olanda Souza (IFMS).

“Para mim, esse resultado representa uma excelente oportunidade de crescimento, além de mostrar que posso fazer grandes coisas e principalmente trazer novas ideias de aplicabilidade na minha área, que é a Medicina Veterinária. Sou muito grata à UCDB porque sempre tem incentivado os alunos e aberto muitas oportunidades, sejam nos programas de Pibic, nas palestras, nos cursos, nos eventos, e com excelentes professores. É uma Universidade que se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e fornece alta qualidade de ensino”, destacou a acadêmica premiada com um certificado de barras de ouro no valor de R$ 600.

Ela conta ainda que a pesquisa foi uma revisão bibliográfica com o objetivo de evidenciar, por intermédio de resultados de diversos outros estudos, que fazer a inclusão de probióticos e prebióticos na dieta de peixes de produção traz diversos benefícios aos animais. “Como aumento da imunidade, melhora da digestão e absorção de nutrientes, melhoria no ganho de peso, de forma segura ao consumidor e ao meio ambiente. Ao fazer essa inclusão na dieta dos animais, a microbiota do próprio animal é enriquecida, então há a eliminação de microrganismos patogênicos por meio da exclusão competitiva, fornecendo resistência ao animal e reduzindo a utilização de antibióticos”, destaca a pesquisadora. 

O prêmio é um estímulo às instituições de ensino e aos acadêmicos para produzirem trabalhos científicos voltados ao desenvolvimento do setor agrícola e pecuário. “Esse prêmio representa a força da ciência junto ao agronegócio, além disso, representa também a participação feminina nesse processo”, destacou a professora Milena Woff.

Outras duas pesquisas de pós-graduandos do Programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) listaram entre os cinco finalistas na categoria pós-graduação: ‘Uso de águas residuárias tratadas por wetlands construído de fluxo vertical na irrigação de moringa, oleífera Lam’, de Engenheira Sanitarista e Ambiental, mestre Beatriz Santos Machado, e ‘Análise de comercialização dos pescados e seus subprodutos no município de Campo Grande - MS’, do mestrando Leonardo Zamae Winckler.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna