Técnica de artesanato utilizada por acadêmico da UCDB é premiada

17/11/2021 - 8:27 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Fotos de divulgação (Alan Vilar)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O artista plástico Alan Vilar, que é acadêmico do 4º semestre do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi um dos premiados na categoria artes visuais do “Prêmio MS Cultura Presente III – Lei Aldir Blanc” no final de outubro. Ele apresentou um vídeo utilizando a técnica de bordado a mão feito em folhas secas e esqueletizadas.

“Desde criança sempre gostei de desenhar. Sempre tive esse pé na arte, mas não tinha referências de artistas na família e nem me imaginava trabalhar e ganhar dinheiro com isso. Atualmente comecei a testar bordados em folhas secas e em outras superfícies", disse o artista, que está na área há quase 10 anos, utilizando outras técnicas, como a pintura.

Na categoria da qual ele participou foram 94 inscritos, sendo 35 selecionados e ele conquistou a 7ª posição, levando R$ 6 mil como prêmio. "Pretendo utilizar uma porcentagem do dinheiro para montar um atelié no meu quarto", destaca o acadêmico. Ele ressalta que ainda não tem, um espaço físico para comercializar sua arte, mas utiliza as redes sociais para divulgar e em maio fechou a agenda de 2021 devido a tantas encomendas. Em breve ele também deve participar de exposições para ajudar na divulgação do trabalho.  

A egressa do curso de Design da UCDB, Benilda Vergílio, da etnia Kadiwéu, conquistou no mesmo concurso, mas na categoria moda e design a sexta posição no ‘Prêmio MS Cultura Presente III - Lei Aldir Blanc’.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna