UCDB promove webinar sobre projeto que combate a transmissão da dengue

22/11/2022 - 15:32 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Nesta quarta-feira (23), a comunidade educativa da Universidade Católica Dom Bosco  pode acompanhar, no canal da UCDB no Youtube, a webinar “Método Wolbachia em Campo Grande contra a dengue” e entender mais como funciona o projeto que vem tendo bons resultados contra a proliferação da doença que infecta tantas pessoas, todos os anos, e leva à morte. A transmissão on-line começa às 18h e é um serviço de utilidade pública para a população.

Os palestrantes serão o biólogo Marco Blanco, gestor de projetos do Rio de Janeiro, Antônio Brandão, coordenador de implantação do método em Campo Grande, e a professora Dra. Magyda Moussa, do curso de Medicina Veterinária da UCDB.

“O principal objetivo é explicar o método aos estudantes para todos sejam multiplicadores das informações. O Wolbachia é um método de controle da dengue por meio da liberação de wolbitos [mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia, que impede que o vírus causador da dengue vá até a glândula salivar do mosquito e transmita a doença durante a picada]”, explicou a docente.

A parceria com a UCDB é desenvolvida há alguns meses e está vinculada ao projeto de extensão Saúde Pública.

Em Campo Grande, de acordo com informações da prefeitura municipal, a soltura dos mosquitos com a bactéria Wolbachia teve início na Capital em dezembro de 2020. Ao todo serão seis fases de soltura na Capital, que atualmente já se encontra na sua quinta fase de implementação. O método já está presente em mais de 30 bairros de diferentes regiões do município.

Notícias


23/11/2022 - 08:30 - Graduação

Oficinas práticas encerram o último dia da Jornada de Fisioterapia UCDB

Evento contou com mesas-redondas e mostra de banners


23/11/2022 - 08:00 - UCDB

Termina hoje o prazo para se inscrever no Vestibular UCDB 2023

Candidatos concorrem a bolsas de até 100%


22/11/2022 - 02:36 - Cultura

Dança no Museu tem número recorde de apresentações e participação de mais de 150 bailarinos

Altos da Avenida Afonso Pena transforma-se em espaço para celebração da dança em Campo Grande