Artigos do grupo de pesquisa Inovisão são citados em 75 países

20/03/2023 - 7:15 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Artigos de projetos de visão computacional, voltados para aplicações no agronegócio, produzidos pelos integrantes do grupo de pesquisas Inovisão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) são referências em 75 países, conforme aponta pesquisa realizada na Web of Science (Rede da Ciência), uma plataforma abrangente internacional que promove pesquisa com confiança a partir de quase 1,9 bilhão de referências citadas em mais de 171 milhões de registros. O grupo, composto por acadêmicos e pesquisadores, é liderado pelo professor Dr. Hemerson Pistori. 

“A ciência é uma construção coletiva, por essência. Quando temos nossos trabalhos sendo estudados e citados no mundo inteiro, sentimos que estamos fazendo a nossa parte. Dando a nossa contribuição para o aumento do conhecimento conjunto da humanidade, que pode ser usado para o benefício de todos. Isso é muito gratificante. No caso do nosso grupo, Inovisão, que trabalha com inteligência artificial aplicada à agropecuária, o momento é especialmente importante, pois chegamos ao ponto em que a teoria está podendo ser transformada cada vez mais em novos serviços e produtos”, destacou o líder das pesquisas.

O professor ressalta ainda a importância dessa troca de conhecimentos. “Artigos e citações formam a base da comunicação entre cientistas. É assim que nós trocamos informações e descobrimos coisas novas, que os empreendedores e as empresas vão depois transformar em inovações tecnológicas”, reforça.

Os dez países que mais utilizaram as pesquisa do grupo como referência são: China, Estados Unidos, Brasil, Índia, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Inglaterra e Arabia Saudita. O grupo Inovisão foi  criado em 2004 na Católica com o objetivo principal de realizar a integração de pesquisa, desenvolvimento e inovação para contribuir com o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de projetos de visão computacional voltados para aplicações no agronegócio.