Dissertação em Desenvolvimento Local faz análise de dados do Drive-thru UCDB e Centro de Testagem

14/02/2023 - 11:58 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

A mestranda em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco Andressa Tognon de Oliveira defendeu, na manhã de hoje (14), a dissertação com o tema “Vacinação Drive-thru e testagem para Covid-19: Análise do perfil epidemiológico em Campo Grande – MS”. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos dados coletados em dois grandes serviços liderados pela UCDB durante o auge da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 — o Drive-thru para vacinação montado no campus Tamandaré e o Centro de Testagem no Campus 2, no centro da Capital.

A pesquisa foi orientada pelo Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira e coorientado por Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. Fizeram parte da banca examinadora os professores Dra. Débora Cardozo Bonfim Carbone e Dr. Reginaldo Brito da Costa. A defesa aconteceu de forma presencial, no bloco D.

Andressa é engenheira de produção e colaboradora da UCDB. Durante o funcionamento do Drive-thru, atuou diretamente na gestão dos serviços. “O objetivo da dissertação foi analisar o desempenho da vacinação contra a Covid-19 no formato Drive-thru e o perfil do público que recorreu ao Centro de Testagem no período 2021-2022. Avaliei os grupos de vacinação prioritários, os grupos de vacinação com maior demanda, analisei a evolução temporal do número de testagem para diagnóstico da doença e a caracterização do perfil socioeconômico e de saúde dos testados”, explicou.

Cerca de 70% dos serviços do Drive foram prestados por acadêmicos na aplicação de 118 mil doses, entre 24 de junho de 2021 e 31 de janeiro de 2022. O ineditismo de estudar os dados de um local de vacinação acadêmico foi destacado pela banca examinadora. Já no Centro de Testagem, dos 42,9 mil testes realizados, 22,6% foram positivos. “Fizemos um levantamento analisando a marca da vacina aplicada e o índice de positividade nos testes. Considerando-se apenas a primeira dose, os vacinados com a Jansen (que é dose única) teve o maior índice de notificação, com 26,09%; considerando-se a vacinação completa, com D1 e D2, a incidência de positivos com os imunizados com a Pfizer foi maior, chegando a 24,49%”, apresentou Andressa.

A professora Débora Carbone destacou o papel da universidade durante a pandemia. “Olhando a apresentação, vemos como foi importante toda atuação da UCDB em benefício da população. Percebemos, também, que a vacina não impediu de pegar a doença, mas a vacinação permitiu que pudéssemos voltar a ter uma vida normal”.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna