Docente da UCDB visita Centro de Estudos Multidisciplinares sobre Racismo na Suécia

07/10/2022 - 8:13 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A professora dra. Dolores Coutinho, do Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), esteve ontem (5) no Centro de Estudos Multidisciplinares sobre Racismo (Cemfor) da Universidade de Uppsala, localizada a 50 Km da capital sueca, Estocolmo, com intuito de estreitar laços profissionais.

O Cemfor realiza estudos multidisciplinares sobre multiculturalidade e racismo da universidade sueca. A docente da Católica encontrou-se com a pesquisadora Patrícia Lorenzoni, que se dedica, entre outros, a pesquisar sobre a soberania territorial e povos isolados.

O encontro proporciona estreitar laços profissionais objetivando aproximação e cooperação científica, uma vez que intercâmbio de pesquisadores e parceria investigativa é o primeiro passo para que se estabeleçam futuras e novas agendas de trabalho acadêmico.

Na oportunidade foram entregues alguns exemplares da Revista Tellus e a versão em inglês do livro “Anotações Contextuais e Conceituais Sobre Desenvolvimento Local ou Desenvolvimento Comunitário-Local Endógeno-Emancipatório - Ensaio de consolidação”, do professor Vicente Fidélis D'Avila.

A Universidade de Uppsala é a instituição pública mais antiga da Escandinávia, tendo sido fundada há mais de 500 anos, no final do século XV. Atualmente conta com mais de 45 mil alunos, sendo que quase 25% dos seus discentes estão na pós-graduação. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB, que manteve nota 5 na avaliação divulgada pela Capes, sendo a nota máxima 7, continua ampliando as redes de pesquisa, no caminho de estabelecer novas parcerias e avançar na internacionalização do programa.

Outro encontro ocorreu dias depois em Greenwich, região de Londres, capital da Inglaterra, no histórico restaurante Trafalgar Tavern, que fica às margens do Rio Tâmisa, bastante frequentado pelo escritor Charles Dickens. Desta vez com o professor Will Hutton, que leciona História e Inglês para estrangeiros na Quen Mary University.

Na oportunidade também foi entregue a ele alguns exemplares da Revista Tellus e a versão em inglês do livro “Anotações Contextuais e Conceituais Sobre Desenvolvimento Local ou Desenvolvimento Comunitário-Local Endógeno-Emancipatório - Ensaio de consolidação”, do professor Vicente Fidélis D'Avila. “Também iniciamos as tratativas para que ele possa colaborar em atividades junto ao Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB, em especial oferecendo workshops e palestras”, destacou a docente.