Doutorando pesquisa aspectos relacionados ao parasitismo em morcegos

16/08/2021 - 7:10 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (13) a banca de defesa de tese do doutorando Alanderson Rodrigues da Silva com o tema ‘Parasitismo por Leishmania infantum e Trypanosoma cruzi marinkellei em morcegos filostomídeos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul’, sob a orientação do professor Dr. Heitor Miraglia Herrera e coorientação da professora Dra. Gisele Braziliano de Andrade.

O objetivo da pesquisa foi descrever os aspectos relacionados ao parasitismo por tripanossomatídeos em morcegos na área urbana de Campo Grande. “Para executar esse trabalho, utilizei uma abordagem a nível tecidual. Os morcegos vêm sendo relatado como hospedeiros para diversas espécies de tripanossomatídeos, mas os estudos são restritos a detecções moleculares. Em minha tese, estudei o que muda no microambiente tecidual de diferentes orgãos”, explicou o doutorando.

Estes animais se mostraram muito resistentes à infecção, apresentando alterações mínimas. “Estudei a relação entre Leishmania infantum e morcegos filostomídeos, observamos uma relação que pode indicar que estes animais seriam hospedeiros dead-end, de maneira que a presença deles em áreas endêmicas para Leishmania spp. poderia ser benéfica do ponto de vista epidemiológico”, reforça o doutorando.. 

Ele ressalta ainda que estudou a Trypanosoma cruzi marinkellei e observou que a biologia deste parasita é muito diferente do Trypanosoma cruzi, espécie mais próxima e muito estudada. “Não foi observado parasitas em baço, fígado, pele, coração e musculatura esquelética de morcegos parasitados por Leishmania infantum ou Trypanosoma cruzi marinkellei, e mesmo em situações em que havia parasitemia, os tecidos não eram afetados”, conclui.

Além do orientador, a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Filipe Martins Santos (UCDB), Dra. Carina Elisei de Oliveira (UCDB), Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio (UFMS), Dra. Paula Helena Santa Rita (UCDB) e Dra. Mgyda Arabia Araji Dahroug Moussa (UCDB). Para mais informações sobre o programa de pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia entre em contato pelo telefone (67) 3312-3768.