Mestranda em Educação pesquisa saúde mental de professores na pandemia

21/12/2021 - 11:48 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

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Durante a pandemia, a população mundial foi afetada de muitas maneiras, seja com a perda de pessoas queridas, socialmente, economicamente e psicologicamente. Dentre os profissionais que tiveram de se adaptar rapidamente à nova realidade estão os professores e, pensando neles, a mestranda Camila Penha Duré Vieira, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco desenvolveu a dissertação “Saúde mental de professores de educação infantil frente à pandemia covid-19: Um estudo em uma escola municipal de Campo Grande/MS”.

A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Flavinês Rebolo. “O estudo teve como objetivo identificar e conhecer a respeito da saúde mental de professores. Busquei estudar as patologias que mais acometem os professores na contemporaneidade; descrever os efeitos da pandemia na saúde mental desses profissionais; verificar quais foram as dificuldades encontradas e as estratégias que utilizaram para tentar evitar o adoecimento; e identificar as patologias desenvolvidas nesse período”, contou a mestranda.

“As conclusões deste estudo apontam para professores de educação infantil ilhados por um profundo sentimento de desgaste ocupacional e emocional, permeado por um momento social de difícil resolubilidade com imposições excedentes quanto a prazos, produtividade, entre outros, o que os tem levado a intensificação de sinais de transtornos mentais. É imprescindível que os atuais dirigentes educacionais passem a ocupar-se com mais ações promissoras no sentido de rever o sistema educacional e da formação acadêmica dos professores de educação infantil”, relatou Camila.

A banca examinadora foi composta pela orientadora e pelas professoras Dra. Sônia da Cunha Urt e Dra. Marta Brostolin.