Mestrando analisa aspectos locais na Governança Global Multinível sobre Mudanças Climáticas

02/09/2021 - 7:39 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)  realizou nesta quarta-feira (1º) a defesa da dissertação do mestrando Carlos Eduardo Alves Cordeiro, com o tema ‘Governança global multinível sobre mudanças climáticas: dinâmica local pelo plano abc’, sob a orientação da professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat.

A política pública Plano ABC foi lançada em 2012 pelo governo Federal como um desdobramento dos compromissos assumidos pelo Brasil no nível internacional para redução voluntária das emissões de gases de efeito estufa. “O objetivo da minha pesquisa foi analisar os aspectos locais da estratégia de participação brasileira na Governança Global Multinível sobre Mudanças Climáticas, a partir da operacionalização da política pública Plano ABC e seus programas pelo Projeto ABC Cerrado”, destacou o mestrando.

A pesquisa pôde concluir que dentro do Plano ABC o Projeto ABC Cerrado foi o caminho operacional de maior sucesso para que o Brasil cumprisse os compromissos de redução de gases de efeito estufa a partir de uma agricultura de baixo carbono. “Esses compromissos foram assumidos pelo Brasil no âmbito da governança global multinível sobre mudanças climáticas. Na execução das ações pelo Projeto observou-se a importância dos atores locais para o sucesso das ações, dentre eles os próprios produtores que aplicaram em suas produções as tecnologias de baixa emissão de gases de efeito estufa”, completou Carlos Eduardo.

Ele ressalta ainda que embora as políticas públicas para mitigação das mudanças climáticas sejam capitaneadas pelos Estados, a redução das emissões ocorre nos meios de produção, o que torna os atores locais do setores produtivos partes estratégicas na contenção das mudanças climáticas. “Como as produções acontecem no nível local, a execução do projeto permitiu observar como uma discussão iniciada no nível internacional se materializa em resultados no nível local”, finaliza.

A banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Josemar de Campos Maciel (UCDB) e Dra. Maria Gabriela von Bochkor Podcameni (IFRJ). Mais informações sobre o programa de pós-graduação em Desenvolvimento Local podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3612.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna