Oito defesas de tese e de dissertação em Educação serão realizadas nesta semana

27/02/2023 - 7:30 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza, hoje (27) e amanhã (28), sete defesas de tese e uma de dissertação, todas presenciais no bloco D do campus Tamandaré.

Hoje, são quatro defesas de tese programadas. Rafael Presotto Vicente Cruz defende às 8h a pesquisa “Os saberes indígenas no currículo dos cursos de formação de professores/as de educação física no município de Campo Grande-MS: A educação intercultural na percepção das coordenações de curso”. A orientação é da professora Dra. Adir Casaro Nascimento.

Às 9h, Suziane Freitas de Sousa apresenta à banca examinadora o trabalho “Qualidade de vida e bem-estar docente: Um programa de atividade física para professores”. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Flavines Rebolo.

No período da tarde, mais duas defesas de tese acontecem, ambas às 14h. Michele Serafim dos Santos abordou durante o doutoramento o tema “O bem-estar do coordenador pedagógico na pandemia da Covid-19: As práticas e desafios como articulador, formador e transformador”, sob a orientação da Dra. Flavinês Rebolo. Já a aluna Alessandrea Ferreira Braga Carrilho estudou “Professores das unidades educacionais de internação: Concepções de socioeducação e implicações para o quefazer pedagógico”, orientada pela professora Dra. Ruth Pavan.

Amanhã, mais quatro defesas acontecem. Duas serão às 8h: Jakes Charles Andrade de Figueiredo abordou  em sua tese o tema “Projeto educação de jovens e adultos – conectando saberes II/Ead: Reflexões sobre a ressocialização do privado de liberdade”. A orientadora foi a professora Maria Cristina Lima Paniago.

Já Bruno Roberto Nantes Araujo defende a tese “A colonização pela Libras da língua de sinais dos indígenas surdos das aldeias Olho D’água, Barreirinho e Água Azul, da terra indígena Buriti, em Mato Grosso do Sul”, desenvolvida sob orientação do professor Dr. Heitor Queiroz de Medeiros.

A doutoranda Facunda Concepcion Mongelos Silva continua as apresentações do PPGE com a pesquisa “Estudantes de origem paraguaia em território brasileiro: Interdições, silenciamentos, negociações culturais, linguísticas e identitárias na fronteira”, a partir das 13h30. A orientação foi do professor Dr. José Licínio Backes.

Fechando a programação, a mestranda Rosana Maria Torres defende, às 14h, a dissertação “Professores iniciantes na função de coordenador pedagógico: Narrativas dessa constituição”. A orientadora foi a professora Flavinês Rebolo.

Mais informações sobre o PPGE podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3597.