Parceria garante disciplina especial de saúde e gestão da vida selvagem

21/03/2024 - 7:08 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Pós-graduandos de mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e de Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão tendo desde ontem (20), na sala D108 no bloco Biossaúde da Católica, a disciplina “Wildlife Health and Management” (Saúde e gestão da vida selvagem).

A pesquisadora dra. Lisa Yon, da Universidade de Nottingham, abordou o tema “Uma abordagem de poluentes no País de Gales, com implicações para a vida selvagem, saúde humana e animal de estimação e política. Mostrar os níveis de contaminação por metais pesados em animais silvestres e domésticos na Inglaterra. E a pesquisadora também está colaborando com a professora Gisele Braziliano de Andrade, do Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, na avaliação do grau de exposição ao chumbo e cádmio em animais silvestres de Campo Grande e Corumbá”, destacou o professor e pesquisador do programa Heitor Herrera, que também coordena oGrupo de Pesquisa Insana Huna UCDB.

Ainda ontem foram tratados os temas: “Saúde e Parasitismo dos Coati Nasua nasua que habitam áreas verdes de Campo Grande” (dr. Gabriel Carvalho); “Um mecanismo predador não letal para reduzir a transmissão de parasitas entre espécies de presas: "Sistema envolvendo lobos cinzentos Canis lupus como predador do cervo Odocoileus virginianus e do alce Alces alces” (Dr. Luiz Gustavo); “Saúde e manejo de répteis criados em cativeiro” (dra. Paula Helena); e “Mitigando Conflitos Homem-Onça-pintada no Pantanal: Estratégias para a Coexistência entre a Pecuária e a Conservação da Onça-pintada” (Diego Vianna).

Nesta quinta-feira (21) os temas abordados serão: “Gambás Didelphis albiventris como bioindicador de metais pesados ​​em Campo Grande capital de Mato Grosso do Sul” (Amanda Rodrigues); “Patologia de Gambás Didelphis albiventris parasitados naturalmente por Leishmania” (Wellingion Cõrrea); “Avaliação da presença de contaminação microplástica em gambás Didelphis albiventris em Campo Grande capital de Mato Grosso do Sul” (Fernanda de Melo; “Saúde e parasitas da Capivara Hydrochoerus hydrochaeris que habitam áreas verdes de Campo Grande capital de Mato Grosso do Sul” (Julla Pistori); “Capivara Hydrochoerus hydrochaeris, Carrapatos e Fatores de Risco Associados à Rickettsiose Humana em Parque Urbano” (William de Assis); “Desenvolvimento de teste diagnóstico colorimétrico baseado em amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP) para detecção de infecção por Leishmania para uso em condições de campo” (Caroline Paes); “Diagnóstico Molecular e Parasitológico de Helmintos Filarídeos em Animais Silvestres” (Sany Liberal); e “Uso de sequenciamento de nova geração para detecção de protozoários sanguíneos em répteis em cativeiro e de vida livre” (Wesley Nantes).