Pesquisa avalia impactos da educação profissional do ensino médio integrado ao técnico

02/08/2021 - 7:24 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia mestrado e doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (30), por videoconferência, a banca de defesa de tese da doutoranda Sofia Urt Frigo, com o tema ‘Formação para o trabalho e os impactos no sujeito social: um estudo a partir do ensino médio integrado ao técnico do IFMS Campus Três Lagoas’. O trabalho contou com a orientação da professora Dra. Luciane Pinho de Almeida.

“Tivemos por objetivo geral da pesquisa compreender os impactos no sujeito social das exigências do trabalho no sistema capitalista e da formação para o trabalho em atendimento a essas exigências com foco na educação profissional do ensino médio integrado ao técnico ofertado nos institutos federais”, destacou a doutoranda.

Ela ressalta que os estudantes dessa modalidade integrada, são formados em um ramo específico do sistema produtivo para atender as necessidades de mão de obra qualificada e também são capazes de compreender as relações de trabalho estabelecidas em nossa sociedade. “O papel que lhes é atribuído dentro desse sistema e as possibilidades e potencialidades de irem além da formação técnica recebida. Com base no contexto do ensino médio integrado em eletrotécnica do Campus Três Lagoas, considerando as especificidades de constituição do IFMS”, completa.

Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues (PUC/GO), Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB), Dra. Eveli Freire de Vasconcelos (UCDB) e Dr. Jefferson Carriello do Carmo (Uniso). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3605. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna