Pesquisa avalia influência do uso e ocupação do solo na bacia do Rio Miranda

05/04/2022 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária realizou na sexta-feira (1º), por videoconferência, a banca de defesa da dissertação do mestrando Wesley dos Santos Carvalho, com o tema “Influência do uso e ocupação do solo em área úmidas na qualidade de águas superficiais: uma avaliação aplicada à bacia do Rio Miranda”, sob a orientação do professor Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho.

“O objetivo da minha pesquisa é avaliar a influência do uso e ocupação do solo sobre a qualidade de água na bacia do Rio Miranda em Mato Grosso do Sul”, destacou o mestrando. 

Ele ressaltou ainda que de modo geral observou-se que os parâmetros de qualidade de água [Demada Bioquímica de Oxigênio (DBO), Índice de Qualidade de Água, Oxigênio Dissolvido, pH e Turbidez] se comportaram dentro do limite permitido de referência, exceto para coliformes termotolerantes e fósforo total que estavam um pouco acima do permitido. “De uma forma mais resumida a gente notou que a qualidade da água melhora nas áreas úmidas do Pantanal de Miranda, desempenhando funções hidrológicas e ecológicas importantes para a flora e fauna e principalmente sobre a qualidade de água”, completa.

Além do orientador, a banca examinadora foi composta por Dr. Fábio Martins Ayres (UCDB) e Dr. Rodrigo de Almeida Mohedano (UFSC). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3702.