Pesquisador em Biotecnologia da UCDB é finalista em concurso científico e apresenta pesquisa em eventos internacionais

13/09/2021 - 11:18 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Uma molécula (peptídeo) sintética investigada pelo pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professor Dr. Marlon Henrique e Silva Cardoso, apresenta propriedades antibacteriana, antibiofilme, anticâncer, imunomodulatória e cicatrizante animando, assim, a comunidade acadêmica e trazendo reconhecimento mundial pelo trabalho desenvolvido. No início deste mês, o pesquisador foi um dos 40 cientistas do mundo a palestrar durante o Young Scientist Program (YSP), evento que reuniu profissionais das Américas, Europa e Ásia. Ainda como resultado deste evento, foi confirmado como um dos cinco finalistas do 24º Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida.

Ambas as seleções fazem parte dos eventos 20º Congresso da International Union for Pure and Applied Biophysics (IUPAB), 45º Reunião anual da Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq) e 50º reunião anual da Brazilian Biophysical Society (SBBf). Nestes eventos, estão também participando dois prêmios Nobel em Química (2013 e 2017).

“Na apresentação do YSP, estive ao lado de colegas da Suécia, Estados Unidos, Portugal e Espanha, representando não somente a UCDB, mas também o estado de Mato Grosso do Sul (MS). Neste evento abordamos os avanços na área de Biofísica computacional e experimental em nível nacional e internacional. Paralelo a este evento, inscrevi-me no 24º Prêmio de Jovens Talentos em Ciências da Vida e, dentre os mais de 60 inscritos, fiquei entre os cinco finalistas, com a possibilidade de trazer o prêmio final para casa. O resultado da premiação ocorrerá em outubro deste ano após avaliação das palestras proferidas pelos cinco selecionados”, detalhou o pesquisador.

Marlon Cardoso é responsável pelo Laboratório de Bioinformática/Biofísica Computacional do S-inova Biotech, da UCDB. O pesquisador atua, ainda, como orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biotecnologia da UCDB coordenando, atualmente, uma equipe de onze alunos de pós-graduação e graduação. Na modalidade EAD, o pesquisador é responsável pela disciplina de Nanobiotecnologia.

O pesquisador está na UCDB desde 2015 e desenvolve trabalhos em parceria com a Universidade da Pensilvânia (UPenn) e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos EUA, Universidade de Queensland (Austrália), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Raiganj e Universidade de Utkal (ambas na Índia), Universidade Abdullah Gül (Turquia), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB). Todos os trabalhos são realizados em parceria direta com seu mentor e coordenador do PPG em Biotecnologia da UCDB, professor Dr. Octávio Luiz Franco.

Japão

Recentemente, Marlon foi convidado para ser um dos palestrantes da 2nd Intercontinental Conference on Microbiology and Infectious Diseases, que será realizada durante o mês de novembro em Tóquio, no Japão. Esta é a segunda vez que o professor atende a um evento no Japão, tendo sido premiado em 2018 no 10th International Peptide Symposium/55th Japanese Peptide Symposium pela melhor apresentação de um de seus trabalhos desenvolvidos na UCDB.