Pós-graduação em Ciências Ambientais da UCDB já formou mais de 100 mestres e doutores

18/03/2022 - 15:12 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes e Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária - mestrado e doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) já formou mais de 100 profissionais ao longo desses dez anos comemorados nesta sexta-feira. Durante essa semana diversas palestras, concurso de fotografia, doação e plantio de mudas marcaram as comemorações.

“Gostaria de agradecer aos idealizadores deste programa, aqueles que vieram antes de mim. E hoje o programa somos todos nós que acreditamos no programa”, destacou o coordenador da Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, professor Denilson Oliveira Guilherme, na abertura do último dia das comemorações.

O presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, aproveitou para enaltecer a importância do programa. “O papel de vocês é muito grande nessa liderança ambiental, pois são programas como esse que vão fazer a cara de Mato Grosso do Sul, esse nosso cartão postal, nosso cartão de visitas que é mostrar o que produz e se desenvolve com inteligência, mas consegue entender seu capital verde de forma diferenciada”.

‘Área de Ciências Ambientais e Cenário Pós-Pandemia’ foi o tema abordado pela professora Dra. Jarcilene Silva de Almeida, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também aproveitou para elogiar a Instituição com o serviço prestado. “Em 10 anos de comemoração de um programa de pós graduação que tem como objetivo estudar as ciências ambientais e ainda assumir o seu papel regional preocupado com a agropecuária de uma forma sustentável”.

O evento de encerramento, que contou com transmissão ao vivo pela internet, realizou mesa-redonda ‘PPGCASA e Minha Formação Profissional’ mediada pela professora Carina Elisei. Pós-graduados pelo programa aproveitaram para falar sobre a trajetória no mestrado/doutorado.

Logo após a premiação do Primeiro Concurso de Fotografia do PPGCASA UCDB, que ocorreu no início da tarde, os participantes puderam prestigiar a palestra ‘Meio Ambiente e suas Vertentes’, com a participação da jornalista da Rede Globo, Cláudia Gaigher, do professor Dr. José Sabino, e da professora Dra. Paula Helena Santa Rita. 

Na terça-feira (15) houve o descerramento de uma placa comemorativa dos 10 anos do programa e o plantio de um ipê roxo, em frente ao bloco Administrativo da Católica. No mesmo dia houve uma oficina de aquarela botânica ministrada pela pós-doutoranda Grasiela Oliveira Porfírio. Já na quinta-feira (17), alunos e professores efetuaram a entrega de mudas de plantas.

Todas as atividades da semana de comemorações tiveram a parceria das empresas Kibela Moda Praia, Agro Quantum, José Takio Onogi – Corretor de Imóveis e Ateliê Verde Inspira. A Capes, CNPq e Fundec apoiam o evento. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna