Professora da UCDB será homenageada pelos 60 anos de magistério

19/10/2022 - 10:22 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A professora dra. Maria Augusta Castilho, do Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) receberá homenagem pelos 60 anos de magistério. O evento será realizado na próxima segunda-feira (24), às 18 horas, no anfiteatro da Biblioteca da Católica.

E na ocasião serão lançadas três obras que evidenciam a história do patrimônio cultural de Campo Grande: ‘Cultura, Religiosidade e Saberes Locais’, ‘Museus patrimônio cultural e desenvolvimento local’ e ‘O centro Espírita discípulos de Jesus com potencialidades para o desenvolvimento local no contexto da territorialidade central de Campo Grande – MS’. Os livros estarão sendo vendidos no evento com a presença das autoras e dos coautores para os autógrafos.

‘Cultura, Religiosidade e Saberes Locais’ traz o patrimônio cultural por intermédio de artigos que evidenciam os monumentos, edificações, paisagens, artesanatos e gastronomia que compõem a identidade local e a cultura da capital sul-mato-grossense. “O estudo teve como objetivo demonstrar a importância da preservação, conservação e divulgação do patrimônio de Campo Grande. A memória é algo muito importante dentro de uma cultura, mas em Campo Grande há essa dificuldade de preservação do patrimônio. Me parece que as pessoas deixam o patrimônio ficar totalmente depredado para só então reconstruir, não há um apelo por sua preservação”, destaca a professora.

Já a publicação ‘Museus patrimônio cultural e desenvolvimento local’ analisou o patrimônio museal de Campo Grande sob a perspectiva da educação e do desenvolvimento local, apresentando os marcos conceituais e demonstrando que a educação patrimonial tem caráter interdisciplinar. E a terceira obra teve como objetivo analisar a comunidade da Casa de Amália como instrumento propulsor do desenvolvimento local. 

A professora dra. Maria Augusta de Castilho começou sua trajetória na educação no ano de 1962, no curso de formação de professores primários pelo Ginásio e Escola Normal Xavier da Cidade de Promissão, São Paulo. Historiadora, com doutorado em ciências sociais - história do brasil e pós-doutorado em linguística, ambos pela USP, é autora de livros, capítulos de livros, artigos de autoria própria e coautoria, com especialistas na área, alunos de graduação, mestrado e doutorado. Ela teve o seu primeiro livro “O texto no ensino da História” publicado em 1.989.

Atualmente é professora na UCDB, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento local - Mestrado/Doutorado e no Curso de Graduação em História, sendo responsável pelo laboratório de História. São 60 anos de empenho profissional, inspirando milhares de jovens a pesquisar novas descobertas.