Programas de Mestrado e Doutorado da UCDB continuam com inscrições abertas para 2023

03/11/2022 - 7:54 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Um dos pilares da educação na Universidade Católica Dom Bosco é a pesquisa. Ao lado do ensino, da extensão e da pastoral, somam forças na formação integral dos acadêmicos. Reconhecidos internacionalmente pela excelência da produção científica, os programas Stricto Sensu da Católica estão com inscrições abertas para início em 2023 até dia 16 de novembro. Há vagas para os cursos em Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local, Educação e Psicologia e os editais completos podem ser conferidos no final da matéria.

Todos os processos seletivos têm três fases: análise do pré-projeto, exame oral e análise do currículo. São 15 vagas para os mestrados e 15 para os doutorados. Os exames de suficiência em língua estrangeira são obrigatórios e são aceitos diplomas dos cursos Instrumental da UCDB Idiomas, Toefl, Ielts, Michigan ou Cambridge.

“Nossos programas têm conceito 4 ou 5 na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], com destaque para as nossas produções científicas e nível de internacionalização. A cada ciclo de avaliação, nossas notas sobem e isso nos mostra que estamos no caminho certo, produzindo pesquisa relevante e de qualidade”, destacou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Como exemplo, citou a presença da UCDB no SCimago Institutions Rankings (SIR) em 72º lugar. O levantamento mundial leva em conta o volume de pesquisa, impacto e qualidade da produção, além da inovação (número de pedidos de patentes da instituição e nas citações que sua produção de pesquisa recebe de patentes) e social (número de páginas do site da instituição e o número de backlinks e menções das redes sociais).

Biotecnologia

Nota 5 na Capes, o programa Stricto Sensu em Biotecnologia tem três linhas de pesquisa: Bioprospecção de princípios ativos, genes promotores e vetores de expressão; Biotecnologia aplicada à agropecuária; Biotecnologia aplicada à saúde humana e animal.

De acordo com os técnicos do Ministério da Educação, em todos os quesitos avaliados no quadriênio 2017-2020 houve crescimento nos índices de indicadores em relação à média da área, quanto a produção científica/tecnológica, em qualidade e quantidade, o que demonstra a consolidação e a excelência do programa. A produção científica dos 12 docentes permanentes, dos quatro colaboradores e dos discentes chega a 77% de concentração no estrato A2 e 89% entre o A1 e A4 — os periódicos científicos são classificados conforme sua relevância e alcance científicos, sendo o estrato A o mais alto entre os conceitos.

Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária

O programa de Mestrado e Doutorado Agroambiental da UCDB está na área de concentração Sustentabilidade Ambiental e Produtiva e têm duas linhas de pesquisa: Agronegócio e produção sustentável e Saúde, ambiente e sustentabilidade.

A introdução das novas tecnologias na agricultura e agropecuária, a adoção dos novos processos de produção e a expansão da capacidade produtiva foram as principais estratégias de negócios priorizados pelo setor industrial no período. No entanto, há carência de profissionais, especialmente os que trabalhem no desenvolvimento de novas tecnologias com possibilidades de melhorias e ampliações na produção.

O caráter multidisciplinar do corpo docente e de pesquisadores permite que o programa possa enfatizar a territorialidade, as dinâmicas socioambientais dos sistemas de produção agrícolas e dos meios de produção introduzidos, os estudos dos recursos naturais para aproveitamento em bases sustentáveis e a avaliação da riqueza da diversidade local no complexo Cerrado e Pantanal.

Desenvolvimento Local

Avaliação feita pela Capes manteve o conceito 5 de excelência para o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Entre os destaques constaram a interdisciplinaridade, produtividade dos acadêmicos e internacionalização.

O programa conta com uma tradição muito forte. Já são 25 anos de atuação com cerca de 80% do corpo docente permanente desde a criação — um alto índice de manutenção do capital humano, com formações em áreas do conhecimento diversas: economia, psicologia, geografia, sociologia, saneamento ambiental, filosofia, projeto de máquinas, história e ciências ambientais.

São duas linhas de pesquisa: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial. As parcerias com instituições locais, nacionais e internacionais foram destacadas no relatório final da Capes, reforçando o objetivo e missão do programa e a inserção social, além da atuação na extensão. O Índice de Produtividade total do Programa é 3,682, considerado muito bom na avaliação quantitativa.

Educação

Um dos programas mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, o Mestrado e Doutorado em Educação da Católica trabalha com três linhas de pesquisa: Política, gestão e história da educação; Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente; e Diversidade cultural e educação indígena

Entre objetivos estão a formação de docentes e pesquisadores qualificados para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assessoria na área da Educação; desenvolvimento de atividade de pesquisa com vistas à produção, inovação e difusão de conhecimentos focando a educação como processo social que ocorre tanto na escola quanto em outros espaços (políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos), a identidade da docência nos aspectos relacionados à profissionalidade, aos saberes e à formação e o processo de ensino e aprendizagem praticado na escola e suas relações com a formação profissional do docente, entre outros.

Psicologia

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado da UCDB propõe pesquisas em Psicologia da Saúde enquanto ciência e profissão e tem um importante papel na otimização do trabalho multi, inter e transdisciplinaridade, promoção de saúde e a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, bem como a análise de sistemas de saúde, que possam satisfazer as demandas e necessidades de nossas populações.

As pesquisas são em duas linhas de pesquisa: Avaliação e assistência em saúde e Políticas públicas, cultura e produções sociais. A primeira, caracteriza-se por estudos voltados para o desenvolvimento e refinamento dos processos de avaliação e de intervenção em saúde, em nível de prevenção, promoção ou reabilitação em saúde, articulando as dimensões psicológicas, biológicas e sociais relacionadas à saúde e qualidade de vida. Já a segunda abrange estudos que buscam compreender a saúde de indivíduos e coletivos como produções sociais articuladas às condições políticas e econômicas que, por sua vez, encontram-se atravessadas por questões éticas, culturais, históricas e demandam atenção, cuidado e proteção de parte das políticas sociais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (67) 3312-3300.

 

Veja abaixo os editais completos e anexos:

Biotecnologia – Mestrado / Doutorado

Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária – Mestrado / Doutorado

Desenvolvimento Local – Mestrado / Doutorado

Educação – Mestrado / Doutorado

Psicologia – Mestrado / Doutorado