Programas de Mestrado e Doutorado da UCDB obtém alto conceito na Capes

20/12/2022 - 16:24 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Quatro dos cinco programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco obtiveram conceito 5 na avaliação quadrienal feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Os resultados referentes ao período 2017-2020 foram divulgados oficialmente ontem (19). São conceitos 5 os programas Stricto Sensu em Biotecnologia, em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, em Desenvolvimento Local e em Educação. O programa em Psicologia obteve nota 4.

As avaliações feitas pelas comissões de área ocorreram no primeiro semestre de 2022 e, entre os objetivos estão traçar um retrato da pós-graduação brasileira, verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos programas.

Na UCDB, a pesquisa é um dos pilares da educação, ao lado do ensino, da extensão e da pastoral e destaca-se pelo reconhecimento da excelência na produção científica. “A qualidade do processo formativo foi fundamental para o aumento de conceito dos programas, isso significa que, além da infraestrutura de ponta disponibilizada para a pesquisa e pós-graduação na UCDB, a qualidade dos pesquisadores/orientadores dos programas de pós-graduação possibilitou a manutenção de captação dos escassos recursos para pesquisa disponíveis no nosso país, permitindo que a produção científica fosse mantida, produzindo excelentes artigos científicos, livros, capítulos de livros, registros de softwares e depósitos de patentes. Como o envolvimento e participação dos alunos neste processo é indissociável, garante-se assim a formação de recursos humanos diferenciada, não só para nosso Estado, como para o país”, avaliou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Conheça um pouco mais sobre os programas da Católica:

Biotecnologia

Nota 5 na Capes, o programa Stricto Sensu em Biotecnologia tem três linhas de pesquisa: Bioprospecção de princípios ativos, genes promotores e vetores de expressão; Biotecnologia aplicada à agropecuária; Biotecnologia aplicada à saúde humana e animal.

De acordo com os técnicos do Ministério da Educação, em todos os quesitos avaliados no quadriênio 2017-2020 houve crescimento nos índices de indicadores em relação à média da área, quanto a produção científica/tecnológica, em qualidade e quantidade, o que demonstra a consolidação e a excelência do programa. A produção científica dos 12 docentes permanentes, dos quatro colaboradores e dos discentes chega a 77% de concentração no estrato A2 e 89% entre o A1 e A4 — os periódicos científicos são classificados conforme sua relevância e alcance científicos, sendo o estrato A o mais alto entre os conceitos.

Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária

O programa de Mestrado e Doutorado Agroambiental da UCDB recebeu conceito 5 da Capes. Está na área de concentração Sustentabilidade Ambiental e Produtiva e têm duas linhas de pesquisa: Agronegócio e produção sustentável e Saúde, ambiente e sustentabilidade.

O caráter multidisciplinar do corpo docente e de pesquisadores permite que o programa possa enfatizar a territorialidade, as dinâmicas socioambientais dos sistemas de produção agrícolas e dos meios de produção introduzidos, os estudos dos recursos naturais para aproveitamento em bases sustentáveis e a avaliação da riqueza da diversidade local no complexo Cerrado e Pantanal.

Desenvolvimento Local

Avaliação feita pela Capes manteve o conceito 5 de excelência para o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Entre os destaques constaram a interdisciplinaridade, produtividade dos acadêmicos e internacionalização.

O programa conta com uma tradição muito forte. Já são 25 anos de atuação com cerca de 80% do corpo docente permanente desde a criação — um alto índice de manutenção do capital humano, com formações em áreas do conhecimento diversas: economia, psicologia, geografia, sociologia, saneamento ambiental, filosofia, projeto de máquinas, história e ciências ambientais.

São duas linhas de pesquisa: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial. As parcerias com instituições locais, nacionais e internacionais foram destacadas no relatório final da Capes, reforçando o objetivo e missão do programa e a inserção social, além da atuação na extensão. O Índice de Produtividade total do Programa é 3,682, considerado muito bom na avaliação quantitativa.

Educação

Um dos programas mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, o Mestrado e Doutorado em Educação da Católica trabalha com três linhas de pesquisa: Política, gestão e história da educação; Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente; e Diversidade cultural e educação indígena. Na avaliação quadrienal da Capes, obteve conceito 5.

Entre objetivos do programa estão a formação de docentes e pesquisadores qualificados para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assessoria na área da Educação; desenvolvimento de atividade de pesquisa com vistas à produção, inovação e difusão de conhecimentos focando a educação como processo social que ocorre tanto na escola quanto em outros espaços (políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos), a identidade da docência nos aspectos relacionados à profissionalidade, aos saberes e à formação e o processo de ensino e aprendizagem praticado na escola e suas relações com a formação profissional do docente, entre outros.

Psicologia

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado da UCDB propõe pesquisas em Psicologia da Saúde enquanto ciência e profissão e tem um importante papel na otimização do trabalho multi, inter e transdisciplinaridade, promoção de saúde e a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, bem como a análise de sistemas de saúde, que possam satisfazer as demandas e necessidades de nossas populações.

As pesquisas são em duas linhas de pesquisa: Avaliação e assistência em saúde e Políticas públicas, cultura e produções sociais. A primeira, caracteriza-se por estudos voltados para o desenvolvimento e refinamento dos processos de avaliação e de intervenção em saúde, em nível de prevenção, promoção ou reabilitação em saúde, articulando as dimensões psicológicas, biológicas e sociais relacionadas à saúde e qualidade de vida. Já a segunda abrange estudos que buscam compreender a saúde de indivíduos e coletivos como produções sociais articuladas às condições políticas e econômicas que, por sua vez, encontram-se atravessadas por questões éticas, culturais, históricas e demandam atenção, cuidado e proteção de parte das políticas sociais.

Todos os resultados podem ser acessados no link: Programas acadêmicos e Programas profissionais. Mais informações sobre a Pós-graduação Stricto Sensu da UCDB podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (67) 3312-3300.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica