Prorrogado prazo de submissão de trabalhos para IX Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade

08/09/2021 - 15:51 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Interessados em apresentar trabalhos durante o IX Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade tem até o dia 15 de setembro para submeter o material. O evento ocorre de forma on-line de 27 a 29 de setembro e as inscrições podem ser feitas no link. O tema deste ano é “Etnocídio e as estratégias de resistência” e todo evento será transmitido pelo canal da UCDB no Youtube.

São oito grupos temáticos nos quais os trabalhos podem ser submetidos, todas ligadas à estratégia de resistência (Educação escolar indígena; Educação superior indígena; Criança/infância indígena; Línguas indígenas; Gênero, Identidade, diferença; Território/territorialidade; Práticas pedagógicas; e Política Educacionais).

Os organizadores alertam para as regras: cada participante inscrito no evento poderá submeter um trabalho como autor principal e poderá estar como coautor em dois trabalhos, com limite máximo de três autores. É necessário indicar o grupo temático, enviar um resumo e o trabalho completo para o e-mail: povossustentabilidade2021@gmail.com .

A realização do evento é da Universidade Católica Dom Bosco, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado (PPGE), Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e Programa Rede de Saberes. A coordenação é dos professores Dr. Carlos Magno Naglis Vieira e Dra. Adir Casaro Nascimento.

Programação

A líder indígena Sônia Guajajara é a convidada para a conferência de abertura, no dia 27, às 20h (MS) que abordará o tema principal do evento: “Etnocídio e as estratégias de resistência”. O coordenador da mesa será o egresso de Direito da UCDB, Luis Henrique Eloy Amado.

No dia 28, às 8h30, está programada mesa-redonda com Rita Gomes do Nascimento (etnia Potyguara), Tonico Benites (etnia Guarani) e Álvaro Guaymás (etnia Aymara/Argentina), sob a coordenação de Bruno Ferreira (etnia Kaigang). No período da tarde, acontecem as apresentações de trabalhos.

Dia 29, a palestra das 8h30 será com Sandra Benites (etnia Guarani) e Almires Martins Machado (etnia Guarani), com coordenação de Severiá Maria Idioriê (etnia Xavante). Já às 10h30, encerrando os debates, Wagner Amaral (UEL) aborda as experiências compartilhadas durante o seminário, com coordenação de Antônio Carlos Seizer da Silva (etnia Terena). No período da tarde, prosseguem as apresentações de trabalhos.

Mais detalhes sobre a programação e submissão de trabalhos podem ser obtidos no link.