Seminário em Porto Murtinho debate a intersetorialidade e saúde na fronteira

31/10/2023 - 10:14 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

De 25 a 27 de outubro aconteceu o Seminário Intersetorialidade e Saúde na Fronteira, em Porto Murtinho, com o objetivo de socializar os resultados das pesquisas, provocar o debate e a reflexão acerca das demandas e práticas de saúde na fronteira. O evento foi organizado pela Universidade Católica Dom Bosco, por meio do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado.

Uma das organizadoras foi a professora da Universidade Católica Dom Bosco Dra. Luciane Pinho de Almeida, que explica: “O projeto de pesquisa Rede Intersetorial de Políticas Públicas: Saúde, saberes e diversidades no município fronteiriço de Porto Murtinho/MS atendeu a um edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde [PPSUS], respondendo aos eixos de trabalho da chamada Saúde nas Fronteiras e Estudos sobre estratégias de educação em saúde no SUS em áreas de fronteira”, detalhou.

O PPSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde com vistas à descentralização de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, cujo objetivo é atender especificidades e necessidades de saúde, além de contribuir para a redução das desigualdades regionais. Trata-se de uma iniciativa vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

O Programa PPSUS mantém parcerias com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em âmbito estadual, com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e tem o apoio da Prefeitura de Porto Murtinho (MS).

“A proposta desenvolvida por nosso projeto pautou-se em envolver pesquisadores, profissionais de saúde, gestores e representantes da sociedade civil na busca de soluções para as questões locais. Nesse sentido, o Projeto Rede Intersetorial de Políticas Públicas, por entender a realidade local, propôs uma pesquisa participante na qual foram ouvidos profissionais e agentes públicos da área da saúde no município em questão, para a construção conjunta de possíveis encaminhamentos às principais questões de saúde da fronteira”, complementou Luciane.

A equipe executora da proposta constituiu-se de 11 pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento vinculados a quatro instituições de ensino superior: UCDB, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Evento

O seminário teve a presença de representantes do Ministério da Saúde, secretarias de Estado de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, prefeitura de Porto Murtinho e secretarias, representantes de Carmelo Peralta (Paraguai). A palestra de abertura, no dia 25, foi sobre “Educação em Saúde: Programa de fortalecimento da Epidemiologia nos serviços (Profepi), com Heloiza Helena Casagrande Bastos e mediação de Gabriel Luis Pereira Nolasco.

No dia 26, o painel de discussão foi sobre “Construção de Indicativos para o Plano Intersetorial Municipal de Educação em Saúde”, com discussões sobre saúde mental, interculturalidade em contextos da fronteira, saúde da mulher, materna e infanto-juvenil. No dia 27, os participantes realizaram uma visita a ponte do Corredor Rodoviário Bioceânico.

 

 

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30