Casais que viviam em união estável recebem as bênçãos de Deus no 1º Casamento Comunitário da UCDB

21/08/2017 - 7:00 - Pastoral

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral


Enfeitada com arranjos de rosas brancas, a Paróquia Universitária São João Bosco se tornou neste sábado (19) palco para a união de cinco casais: André da Silva Dias e Gislaine Mitsue Umeda; Luciano José do Nascimento Lima e Simone Martins da Rosa; Paulo Roberto Bacha e Emilia Cavalheiro Handam Bacha; Rinaldo Gonçalves de Souza e Leda Maria Lacuevo Souza; e, por fim, Ulisses Barbosa Cunha Neto e Luana Alves Brandão.

Esse foi o primeiro Casamento Comunitário promovido pela Pró-Reitoria de Pastoral da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) voltado para colaboradores da Instituição, uma celebração presidida pelo Pe. João Marcos Araújo Ramos, Pró-Reitor da pasta, que contou também com a presença de familiares e amigos dos noivos. "A igreja participa da alegria de vocês e os recebe de coração para que, hoje, selem diante de Deus uma aliança para o resto de suas vidas. Que vocês recebam de agora em diante todas as bênçãos e glórias que o Senhor tem a oferecer", disse Pe. João no início da celebração.

Cada um dos casais, trazia consigo uma história em particular, mas o desejo em comum de casar na igreja. Os momentos vividos pelos noivos incluíram o namoro, a decisão de morar juntos e até a oficialização da união em cartório, só faltava mesmo o casamento com as bênçãos de Deus.

“São 23 anos de união dedicados a nossa família. Tivemos trabalho, filhos e acabou que o casamento na igreja foi ficando de lado. Quando soube da oportunidade não perdi a chance”, contou Leda que atua na coordenação do bloco B da Católica. Ela e o marido, Rinaldo, se inscreveram para participar da cerimônia e a família inteira ficou muito feliz. Foram as filhas do casal, Isabel e Beatriz que levaram as alianças: “Estávamos muito ansiosas pra esse momento, nem dormíamos direito”, disseram as meninas.

O mesmo aconteceu com André, professor de Educação Física da UCDB e a noiva Gislaine. Eles se conheceram na adolescência, namoraram e terminaram o relacionamento. Já na vida adulta os caminhos dos dois se cruzaram novamente e, então, casaram no cartório. Hoje, após quatro anos de união e com a filha Alice, viram no casamento comunitário a oportunidade de realizar o sonho de casar no religioso. "Somos católicos e sempre quisemos receber as bênçãos de Deus, só que por um casamento na igreja ser muito caro, não tínhamos condições. Vimos essa oportunidade no anúncio da Pastoral, quando falaram do casamento comunitário", explicou o casal.

Toda a cerimônia foi realizada gratuitamente, os noivos participaram de uma formação antes da celebração como uma forma de se prepararem com base nos ensinamentos da igreja Católica. Além de terem recebido este suporte, a Pró-Reitoria de Pastoral providenciou o buquê para as noivas e o cravo para os noivos. A celebração também foi registrada pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UCDB que participam do projeto de extensão “Click Verde”. O grupo tirou fotos dos noivos e familiares.

“Foi o momento mais emocionante da minha vida. Era um sonho! Na hora do juramento eu nem consegui conter a emoção”, disse Simone logo após a cerimônia. Esse foi o “final feliz” de uma história de amor que começou no mesmo lugar da celebração — o campus da Universidade. O marido, Luciano, atua no setor de compras da Instituição e ela na UCDB Sus. “Abraçamos essa oportunidade de casar na igreja não só pelo fator financeiro, mas principalmente porque somos muito felizes, nos amamos e amamos os nossos filhos, então desejamos celebrar isso tudo perante Deus”, explicou Luciano.

Casamentos e batizados

Desde que passou a ser Paróquia Universitária São João Bosco, a igreja no campus Tamandaré está a aberta para a realização de casamentos e batizados. Por conta do funcionamento da Universidade, os casamentos são realizados somente aos sábados, ou às 17h ou às 19h (um por dia). Já os batizados são feitos sempre no segundo domingo de cada mês, durante a missa das 19h15.

Nos dois casos é necessário agendar com no mínimo 20 dias de antecedência (só não será possível se a data escolhida já tiver sido reservada por outra pessoa). Para o casamento, além de documentos específicos do casal é exigido o certificado do curso de noivos, e para o batizado, o certificado do curso de pais e padrinhos. Esses dois cursos não são oferecidos pela Paróquia Universitária São João Bosco, mas podem ser feitos em outras paróquias e os documentos apresentados aqui para a realização das cerimônias. Para mais informações entre em contato com a Pró-Reitoria de Pastoral por meio do número (67) 3312-3429.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica