Jornada Diocesana da Juventude na UCDB reúne mais de 1,2 mil pessoas

26/10/2020 - 10:14 - Pastoral

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

A Jornada Diocesana da Juventude drive in (JDJ 2020) “Jovem, Eu te digo, levanta-te! (cf. Lc 7, 14)”, promovida pela Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Campo Grande e sediada no estacionamento da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) superou a expectativa dos organizadores reunindo mais de 1,2 mil pessoas. Eles estavam distribuídos em 270 veículos, além de 150 voluntários, sempre obedecendo as regras de biossegurança, como o uso de máscaras e o distanciamento. O evento contou ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB.

Assim que abriram os portões para a entrada dos carros, os jovens foram sendo recepcionados com muita animação, música, teatro e momentos de oração. Às 18 horas, o  arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa presidiu a santa missa, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Mariano, bispo emérito Dom Vitório Pavanello, Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, o Pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, além dos padres diocesanos Pe. Vander Casemiro e Pe. Emilson José Bento e o Referencial Diocesano da Pastoral Juvenil CG, Pe. Linniker Matheus.

“Foi tudo muito intenso, mas foi especial o momento em que pude falar com eles e levantá-los pelas janelas e fizemos uma animação, mesmo sem tirá-los do carro. A JDJ é um sinal de unidade. Não tem paróquia, não tem movimento, tem a juventude unida para se encontrar com Jesus. E muitas famílias juntas, como no ano passado. Vai se tornar também um evento para a família de modo geral”, comemorou o Referencial Diocesano da Pastoral Juvenil CG.

Pe. Linniker destacou ainda a participação dos pais, como foi o caso do casal de cursilhistas que aproveitou o evento, realizado com as normas de biossegurança, para levar os filhos. “Buscamos sempre o caminho rumo ao céu, e incentivamos e ensinamos muito isso aos nossos filhos. Amamos a JDJ. No ano passado não conseguimos ir, mas esse ano fizemos de tudo. Achei lindo ver tantos jovens reunidos, louvando e agradecendo”, destacou a enfermeira, Mayse Helena Ribeiro Alves Santana.

O estudante Pedro Henrique de Queiroz Ramos, veio com a namorada e um casal de amigos. “O que eu mais gostei foi da animação do pessoal e das músicas. A homilia do Dom Dimas foi muito impactante pra mim também. Acredito que a JDJ é um evento não só para reunir jovens católicos, mas para reunir pessoas de quaisquer diretrizes, pois é um evento onde se é contagiado pela alegria e pela paz, esse é o diferencial”.

Já o Pró-reitor de Pastoral lembrou que o apoio da UCDB foi fundamental para a realização deste encontro, tendo em vista as normas impostas pela Organização Mundial da Saúde. “É um momento de muita alegria e entusiasmo juvenil. Muitos jovens parando para rezar, para ter um encontro com Jesus Cristo. Momento muito especial e que nós salesianos não poderíamos ficar de fora, porque a juventude faz parte do DNA da nossa missão", ressaltou o Pe. Idenilson Conceição. 

Após a Missa, por volta das 20 horas, teve início ao show nacional com a Comunidade Católica Colo de Deus, bastante conhecida com as músicas ‘Yeshua’, ‘Acaso não sabeis’, ‘Colo de mãe’, ‘Cheiro de rosas’, ‘Casa de Maria’, ‘Mística sublime’, entre outras. O show embalou a juventude católica por uma hora e meia.

O evento contou ainda com praça de alimentação em um sistema delivery, comercializando pastéis, salgadinhos, doces e bebidas, tudo preparado por jovens das paróquias de Campo Grande, também com intuito de custear o evento. Para isso, bastava fazer o pedido por meio de QR Code, informar o carro e receber a compra.