Três Lagoas receberá projeto Vivências em Cidadania da UCDB

08/10/2018 - 11:00 - Pastoral

Fonte: Gilmar Hernandes

Projeto Vivências em cidadania será realizado até sábado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

 

Doze acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de seis cursos (Jornalismo, Engenharia Sanitária e Ambiental, Pedagogia, Enfermagem, Psicologia e Engenharia Civil) partiram nesta segunda-feira (8) para Três Lagoas, município localizado a 326 quilômetros de Campo Grande, levando o projeto Vivências em Cidadania. Serão desenvolvidas diversas atividades socioeducativas até sábado (13).

Segundo a professora de Pedagogia Ana Paula Zaikievicz, que acompanha o grupo, as atividades serão realizadas no Centro Juvenil Jesus Adolescente, da Missão Salesiana, localizada na Vila Piloto. “O projeto é importante para ambas as partes, pois podemos compartilhar conhecimento da Universidade e eles com a vivência que possuem. Voltamos mais fortalecidos não só como profissionais, mas como pessoas”, destaca.

Dentre as atividades a serem realizadas estão ações sobre empreendedorismo, incentivo ao ingresso a educação superior, prevenção de doenças e uso de drogas, trabalhar a autoestima, conscientização ambiental, uso conscientes das redes sociais, oficina de recicláveis e o mutirão de limpeza no bairro, na quinta e sexta-feira (11 e 12).

“É uma experiência bem bacana para que os alunos consigam comparar o que aprendem na graduação com o que encontrarão na comunidade. É uma atividade que todo mundo deveria participar”, observa a professora de Engenharia Sanitária e Ambiental, Ana Paula Silva Teles, que também integra o projeto.

Para Thaís Lopes Correia, acadêmica do 4º semestre de Pedagogia, que participa do projeto pela primeira vez, a expectativa é “aprender mais com a comunidade e trazer mais conhecimento para a prática”. Eles estarão responsáveis pela parte lúdica, como o resgate de brincadeiras antigas e a contação de histórias.

O local escolhido atende mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, oferecendo qualificação profissional e atividades no programa Segundo Turno. Eles receberão novos livros, gibis e material pedagógico. A Pró-Reitoria de Pastoral foi responsável pela capacitação da equipe.