UCDB sedia IX Encontro Pastoral IUS América até quinta-feira

20/09/2023 - 6:51 - Pastoral

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

 

Teve início na tarde de ontem (19), na Chácara São Vicente/Lagoa da Cruz, o IX Encontro de Pastoral IUS América, que congrega representantes das Instituições Salesianas de Educação Superior de toda América Latina. O evento é coordenador pelo Reitor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Genésio Zeferino, do Âmbito 2 Pastoral IUS América, e acontece tanto presencialmente quanto virtualmente, com a participação de cerca de 50 pessoas até quinta-feira (21).

Na abertura do encontro, Genésio relembrou a importância de um trabalho em rede, que deve fortalecer as ações das IUS. O momento de oração foi conduzido por Xavier Mauricio Arízaga, da Universidad Politécnica Salesiana, do Equador.

O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, deu as boas-vindas aos participantes e relembrou o compromisso com o Programa Comum e as Políticas aprovadas na assembleia geral, que acontece a cada quatro anos. “Temos a Política 3 que trata do modelo pastoral que deve ser implementado nas IUS. Então, nos próximos dias, temos a tarefa, que será conduzida por Genésio, de debatermos esses assuntos. O Programa Comum 6, trata do objetivo de consolidar diversos contextos da educação superior salesiana e uma delas é aprofundando a Pastoral como uma dimensão transversal”, recomendou o anfitrião.

Com uma participação virtual, o diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, compartilhou a evolução do trabalho vivenciado entre as escolas da educação básica, que hoje formam a RSB unindo as dimensões escola, obras sociais e comunicação.

A primeira conferência foi apresentada pelo Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, que falou sobre “Pastoral Universitária Salesiana: compreensão, desafios e oportunidades”.

Hoje

O evento prossegue hoje (20) com missa, a partir das 7h30, e a palestra “Percurso da Pastoral IUS América no programa comum: conquistas e orientações da pastoral”, com o professor Roberto Damas, da UDB El Salvador, às 9h30. A partir das 10h45, têm início os relatos sobre a implementação das linhas pastorais em cada IUS. Às 11h15, os participantes acompanham a apresentação “Programa Comum e Políticas IUS 2023-2026 - Possíveis ações em conjunto”, com o professor Genésio Silva e os encaminhamentos para operacionalização do Programa Comum 6.

Na parte da tarde, continuam as discussões do Programa Comum 6 e, a partir das 16h, fazem uma visita à Paróquia Universitária São João Bosco, no campus Tamandaré, e ao Museu das Culturas Dom Bosco.

Na quinta-feira, a missa será às 7h30, seguida de palestra “Pastoral Universitária e investigação”, com a professora Giselle García Hjarles, da UCSH (Chile). O encerramento será às 11h.

 

Veja galeria de fotos do dia 19/9/2023.